ECONOMIA
Semob garante táxi na virada
Capital só dispõe de 1,4 mil veículos para atender a demanda de turistas e moradores que pretendem usar o serviço na noite de réveillon.
Publicado em 29/12/2012 às 6:00
A conta não fecha, mas, segundo o dirigente da Superintendência da Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira, não vão faltar táxis para a noite da 'virada' na capital. A dúvida surgiu porque, conforme a Prefeitura Municipal de João Pessoa, são esperadas 400 mil pessoas durante a festa de Réveillon, contudo a cidade só dispõe de 1,4 mil veículos que trabalham com o serviço.
“As praças de táxi estarão concentradas na região da orla e existe um planejamento para que o acesso dos táxis seja facilitado. A demanda será atendida”, assegurou o superintendente.
O setor está otimista e, além de atender à demanda, pretende faturar bastante neste Réveillon. “É uma data na qual o taxista gosta de trabalhar, porque ganha em um noite o que, normalmente, ganharia em uma semana. As pessoas não saem todas de uma vez, a gente consegue levar todo mundo ao seu destino”, explicou o presidente da Coopetáxi-PB, Luís Joaquim.
O taxista acrescentou ainda que, se o pessoense caminhar até pontos onde o trânsito é mais livre, o atendimento será mais rápido. “Há uma aglomeração na praia, então é lógico que teremos trânsito. Se o cliente for procurar pelo táxi mais acima na Beira Rio (próximo ao acesso ao Altiplano), na Epitácio Pessoa (na altura da avenida Navegantes) e na Ruy Carneiro (próximo à avenida Nego), não precisará esperar tanto”, comentou.
Para o taxista Severino Almeida, o movimento intenso é motivo de comemoração. “O turista poderá recorrer às cooperativas com antecedência e marcar a hora com táxi, assim não terá problemas. Eu, particularmente, gosto de rodar na festa de ano novo por conta do movimento mesmo”, disse.
Além do táxi, Nilton Pereira afirmou ainda que a Semob reforçará a frota de ônibus durante toda a noite. “É outra alternativa”, concluiu.
LEI SECA
O espetáculo dos fogos de artifícios e os shows de bandas famosas são fatores que motivarão os pessoenses a curtirem a virada de ano na orla da capital. Mas ir de carro não é uma opção para alguns dos paraibanos que pretendem festejar na orla de João Pessoa durante a virada do ano.
As medidas mais rigorosas da Lei Seca - que agora prevê uma multa de R$ 1.915,4 para o motorista que dirigir sob efeito de álcool - e a cobrança mais incisiva na capital, deverão mudar a postura dos pessoenses. Para muita gente, se faltar táxi, a alternativa será arrumar uma carona ou mesmo voltar a pé.
“Eu espero voltar para casa de táxi, mas se faltar realmente, vou voltar andando, já que não é muito longe ou posso combinar com alguma amiga que não vá beber. O problema de ir de carro é que, além das blitzs, há o transtorno para estacionar. De táxi, seria mais fácil”, afirmou a internacionalista Elze Camila.
Comentários