icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Viturino diz que sua eleição na Câmara de Santa Rita é válida

Após as declarações de Ednaldo Pereira, José Paulo Viturino, que se diz o verdadeiro presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, lança nota à imprensa.

Publicado em 03/01/2009 às 10:01

Da Redação

A confusão continua na Câmara Municipal de Santa Rita. Após a eleição de dois presidentes, os dois grupos querem entrar na justiça para reivindicar a legalidade das posses. Na manhã deste sábado (3), foi a vez do presidente empossado na segunda sessão do dia 1º de janeiro, José Paulo Viturino (PTB), que aconteceu às 18h, procurar o Paraiba1 para prestar esclarecimentos e dizer que a eleição que está dentro das normas foi a que o empossou presidente.

Isso foi baseado em uma nota divulgada à imprensa pelo advogado do petebista Luiz Vieira. Segundo a nota, que começa contestando as declarações do outro presidente empossado às 10h do primeiro dia do ano, Ednaldo Pereira (PR) e chamando-as de insustentáveis e infundadas, Viturino afirma que a sessão que deu posse a Ednaldo não tem validade jurídica.

Para ele, a sessão a qual chama de suposta, teria que ser obrigatoriamente realizada nas dependências da Câmara do município, só podendo ser fora do local através de determinação judicial, o que segundo seu entendimento, não existiu.

Já em relação a sessão que o empossou, José Paulo afirma que foi realizada de acordo com as normas regimentais, que não prevê hora, mas somente a data. Nesta sessão estiveram presentes o anterior presidente da Câmara e o vereador mais votado nas últimas eleições.

Por fim, a nota traz a afirmação do Juiz Aluísio Bezerra, que menciona que a sessão que deve ser validada é aquela que está dentro das disposições do regimento interno. Com isso, o petebista se diz tranquilo e que sua posse está dentro das normalidades da lei.

O outro lado
- Na última sexta-feira (2), o vereador Ednaldo Pereira (PR), confirmou ao Paraíba1 que estava finalizando a documentação necessária para entrar na Justiça com uma liminar que poderá permitir que ele assuma a prefeitura de Santa Rita.

Confira na íntegra a nota divulgada à imprensa:


Nota à Imprensa


Em razão das insustentáveis e infundadas entrevistas dadas pelo candidato eleito ao cargo de vereador do município de Santa Rita – PB, o Sr. Ednaldo Pereira de Santana (PR), veiculadas nos meios de comunicação, no sentido de que o mesmo seria o novo Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Rita – PB, tendo em vista a realização de suposta sessão transcorrida na manhã do dia 01 de janeiro de 2009, em ambiente externo e alheio a Casa Legislativa do Município Santaritense,venho prestar os seguintes esclarecimentos:

1º ) A suposta sessão não tem validade jurídica, vez que não atendeu inúmeras normas previstas no regimento interno da Câmara, as quais devem ser interpretadas conjuntamente e não isoladamente, conforme pretende o candidato eleito (Ednaldo Pereira), baseando-se única e exclusivamente no art. 3º do regimento interno, o qual, diga-se de passagem, é inconstitucional.

2º ) A sessão preparatória prevista no referido art. 3º teria que ser obrigatoriamente realizada na Câmara Municipal de Santa Rita – PB, só podendo ser realizada fora do plenário da Câmara através de determinação judicial, conforme dispõe o art. 40 do regimento interno, Assim, a suposta e citada sessão e eleição da mesa diretora é ilegal, infundada e ilegítima;

3º ) Já, a sessão ocorrida na Câmara Municipal de Santa Rita - PB, às 18:00h, do dia 01 de janeiro de 2009, na qual estava presente o anterior Presidente da Câmara e o vereador mais votado nas eleições do corrente ano, na qual fui eleito Presidente da Câmara Municipal, foi realizada de acordo com as normas regimentais, interpretadas conjuntamente, dentre as quais destaca-se a do parágrafo único do art. 83, a qual não prevê hora, mas tão somente data para a realização de sessão preparatória de posse dos membros da Casa Legislativa e da eleição da Mesa Diretora, que deverá ocorrer no dia 1º de janeiro do primeiro ano da legislatura.

4º ) O citado art. 83 do regimento interno está em pleno vigor e não é inconstitucional, ao contrário do art. 3º do mesmo regimento;

5º ) Desse modo, a posse dos vereadores eleitos e a eleição da Mesa Diretora, realizada às 18:00h do dia primeiro do corrente ano, na qual fui eleito Presidente da Câmara Legislativa de Santa Rita – PB, tem integral respaldo legal e legitimidade, motivo pelo qual iremos dar, normalmente, início aos trabalhos da Câmara, após o término do recesso, sem a necessidade de recorrer ao Poder Judiciário;

6º) Registre-se que dos 11(onze) vereadores eleitos, 10 (dez) participaram da sessão das 18:00h, havendo apenas uma ausência, fatos estes devidamente registrados em ata.

7º ) Por fim, após matéria jornalística veiculada em meio de comunicação deste Estado, onde foi dito que o Juiz Dr. Aluísio Bezerra mencionou que: “o que vale é o que está disposto no regimento interno da Câmara”, fiquei bastante tranqüilo, pois a citada sessão ocorrida, às 18:00h, foi realizada nos termos do referido regimento interno.

Agradeço desde já a oportunidade de poder esclarecer o ocorrido, informando a toda sociedade paraibana e, em especial, a santaritense, a verdade dos fatos.

Atenciosamente,

José Paulo Viturino dos Santos

Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita – PB

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp