TECNOLOGIA
Paraíba adere ao processo digital: TCE elimina uso do papel
Ministério Público se moderniza e adere ao processo eletrônico no Tribunal de Contas da Paraíba.
Publicado em 20/01/2011 às 20:55
Da Redação
A partir de fevereiro, todos os processos que chegarem ao TCE-PB deverão ser digitalizados e distribuídos aos procuradores automaticamente pelo Sistema de Tramitação do Tribunal. Prefeituras, Câmaras e outras entidades que têm a necessidade de prestar contas ao órgão deverão utilizar a tecnologia. O objetivo é proporcionar maior transparência das informações, facilitar o trabalho dos jurisdicionados e servidores públicos, além de contribuir para a diminuição da quantidade de papéis.
Para o gestor público, a digitalização é fundamental, já que, com ela, ele pode recuperar informações importantes das Instituições e preservar a memória institucional, com procedimentos técnicos que garantam a organização, preservação e o acesso ao acervo documental.
Para isso, a Solaris Cursos amplia seus produtos em Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), já reconhecidos no mercado nacional, e realiza o mesmo curso, agora voltado especialmente ao setor público. Destinado aos servidores públicos que lidam com documentos, o GED aborda, entre assuntos, arquivologia, plano de classificação, tabela de temporalidade, formatos de compressão, acondicionamento e ciclo de vida de documentos, resolução de imagens e certificação digital.
O conhecimento em GED possibilita o acesso rápido e seguro aos documentos, reduz custos, otimiza espaço físico e preserva a história da administração pública – o que caracteriza uma administração moderna e comprometida com a comunidade.
Metodologia
Com um dos laboratórios mais modernos do país, o curso oferecido pela Solaris tem um enfoque prático, desde à funcionalidade do scanner e do software à aplicação de exercícios para utilização das funções do sistema. Um laboratório especial foi construído especificamente para o treinamento do GED, dividida em estações, estruturadas com computadores e scanners apropriados para o curso. O objetivo é capacitar o participante em todo o processo de gerenciamento eletrônico de documentos, desde o armazenamento correto do papel até o manuseio completo do software.
Para ministrar o curso em João Pessoa, a Solaris Cursos convidou três das maiores autoridades do assunto no Brasil: Josemar Henrique de Melo, historiador, mestre em Ciência da Informação e doutor em Ciências Documentais, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Cláudio Simão de Lucena Neto, advogado, especialista em Direito Empresarial, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico (IBDE).
José Anderson Ferreira A. Silva, instrutor de tecnologias e aplicativos há 20 anos, possui larga experiência com softwares corporativos, design e web. O método da Solaris é baseado em um processo de consultoria, que viabiliza aplicações direcionadas às realidades dos participantes do curso.
Serviço
O curso acontece no auditório da Solaris, de 25 a 27 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Para outras informações e inscrições, a Solaris desenvolveu o site www.menospapel.net
Comentários