CULTURA
Shows antológicos de 1980 são relançados em CD
O CD foi lançado pelo selo Discobertas e dentre as relíquias estão o Show do 1ª de maio (1980) e o show 1ª de maio (1981).
Publicado em 27/09/2011 às 6:30
A abertura política no Brasil, começada no meio dos anos 1970 e início dos 1980, foi marcada por lutas pela retomada do regime democrático.
Um dos braços dessa reconquista tinha como trilha os acordes da MPB. Como ringue o cenário do meio artístico, liderados pelo cantor e compositor Chico Buarque de Holanda e dirigido por Fernando Faro, foram realizadas uma série de shows chamadas de '1º de Maio', no começo da década de 1980.
Dois dessas apresentações foram gravadas e lançadas nos tradicionais LPs, virando itens de colecionador 30 anos após suas realizações.
Sob o selo Discobertas, essas relíquias que eram garimpadas nos sebos da vida são relançadas pela primeira vez em formato de CD: Show 1º de Maio - 1980 e o Show 1º de Maio - 1981.
Músicas de nomes como Frenéticas, Alceu Valença, Milton Nascimento, Moraes Moreira, Sergio Ricardo, Boca Livre e Dorival Caymmi, todos presentes no disco que traz o show de 1980.
Apesar de acontecer no mesmo show, que contou com aproximadamente 30 mil pessoas, não se tem registro fonográfico das participações de nomes como Simone, Fagner e o próprio Chico Buarque.
O disco do show de 1981 traz o registro histórico de Gal Costa, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e de Gonzaguinha (1945-1991) ao lado de seu pai, o 'Rei do Baião'.
É possível também ouvir a fala (inédita até então) do cantor sobre a famosa bomba que explodira no estacionamento do RioCentro, local carioca onde as apresentações em homenagem aos trabalhadores aconteciam.
O Discobertas conseguiu a aprovação dos artistas envolvidos para o lançamento e utilizou recursos tecnológicos para remasterizar a qualidade do áudio, gravado de forma precária.
Comentários