COTIDIANO
Conheça os dez times que estreiam neste domingo no Paraibano 2010
Balanço do portal Paraíba1 apresenta todos os dez clubes que participam do Paraibano de 2010. Veja detalhes da preparação, o time base e a pré-temporada de todos eles.
Publicado em 23/01/2010 às 13:47 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:37
Horácio Roque
Especial para o Paraíba1
Começa neste domingo (24) a edição 2010 do Campeonato Paraibano de Futebol, estreando um novo formato de competição que envolverá todos os dez times em um turno único com jogos de ida e volta. Cinco jogos marcarão o ínicio das disputas. O Paraíba1 acompanhará a competição com acompanhamentos em tempo real, vídeos e fotos exclusivas.
Mas antes de começarem as disputas, o portal apresenta cada um dos dez times que irão disputar o título deste ano.
Confira:
O Botafogo não conquista o título do Estadual desde 2003. Chegou bem perto em 2006, quando disputou a decisão da competição contra o Treze. Desde então, o alvinegro não repetiu uma campanha que o levasse pelo menos às decisões de turno.
Por este motivo, a diretoria resolveu investir pesado. Se o problema era a falta de um artilheiro, o Botafogo contratou Edmundo, ex-jogador de Campinense e Sousa, que foi um dos quatro maiores artilheiros nacionais no ano passado com 34 gols marcados. Se o problema era técnico, contratou Argeu dos Santos, considerado o melhor treinador do cearense de 2008. A folha total de pagamentos beira os 150 mil reais - a mais alta do certame estadual.
Time Base: Genivaldo; Zé Wilker, Pedrosa, Rogério, Nininho; Reginaldo, Val, Marcílio, Chapinha; Edmundo e Paulinho Macaíba. Técnico: Argeu dos Santos.
Pré-temporada: Botafogo 1 x 0 Alecrim/RN (Almeidão); América/RN 2 x 1 Botafogo (Machadão, em Natal); Botafogo 4 x 2 América/RN (Almeidão).
O Treze vem embalado para o Paraibano depois da conquista da Copa Paraíba 2009. Apesar dessa competição ter sido voltada para atletas com idade inferior a 21 anos, o Treze pode montar uma base mesclando jogadores experientes com outros mais novos para o Estadual de 2010.
Durante a pré-temporada, contratou o atacante Beto. Ele retorna ao time depois de um grande período fora, em que jogou em times como Fluminense, São Caetano e Bahia. Mas ele não estará sozinho no ataque: o Treze contratou ainda Cléo e manteve Nonato.
Municiando o ataque está o meia Miltinho. Nesta última semana antes do Estadual, o jogador se envolveu em polêmica ao não comparecer a um treino da equipe. Surgiu os boatos de que o jogador estaria se apresentando ao Botafogo - boato negado veementemente pela diretoria do time pessoense.
No comando de todas essas estrelas, está o técnico Marcelo Villar, invcito desde as disputas da Copa Paraíba.
Time Base: Éverton, Leandro Caniggia, Tiago Messias, Jonny, Cleidson, Pio, Fernando, Kaká, Miltinho, Beto e Nonato. Técnico: Marcelo Villar.
Pré-temporada: Treze 4 x 0 CSP (PV); Treze 4 a 1 Alecrim/RN (PV); Treze 3 x 2 Corinthians/RN; Treze 1 x 0 Corinthians/RN; Treze 0 x 0 ABC/RN.
O Sousa é o atual campeão paraibano e, por causa disso, conquistou o direito de participar tanto do Campeonato Brasileiro da Série D do ano passado, que abdicou, como da Copa do Brasil 2010.
O técnico Pedro Manta tem a árdua missão de montar uma equipe forte o suficiente para disputar tanto o Paraibano como a Copa do Brasil. Hoje, a equipe tem um elenco com 28 jogadores, cuja folha salarial é de R$70 mil reais.
O grande motivo de comemoração da diretoria foi ter mantido boa parte do elenco que conquistou o estadual do ano passado, entre eles o atacante Manú. Daquele time, um dos que saíram foi o zagueiro Nino paraíba, que hoje está no Vitória.
No entanto, a decepção da pré-temporada foi a "fuga" do meio-campista Itamar. Contratado para ser o principal armador da equipe nesta temporada, o jogador revelado pelo Vasco da Gama e com passagem pelo Fluminense e pelo futebol da Indonésia abandonou o Sousa e foi se apresentar ao Náutico.
Time Base: Ricardo; Michel, Cleber (Mir), Alexandre, Camilo; Alisson, Júlio César, Juninho e Ribinha; Léo Olinda e Manú. Técnico: Pedro Manta.
Pré-temporada: Icasa 1 x 0 Sousa; Assú/RN 2 x 1 Sousa;
O ano de 2009 tinha tudo para ser glorioso para a Raposa. O time viveu momentos de euforia quando conquistou a volta de um time paraibano a uma Série B do Brasileirão. No entanto, o primeiro fracasso do time veio com a pífia campanha no Paraibano. O segundo fracasso foi a precoce eliminação na Copa do Brasil e depois a queda da Série B, quando amargou a zona de rebaixamento durante praticamente toda a competição.
Agora, o Campinense é um time novo diante daquele que disputou a Série B. Seus principais jogadores saíram e a diretoria rubro-negra tratou de contratar outros reforços. Manteve o técnico Freitas Nascimento, o único dos três treinadores utilizados na competição nacional que conseguiu uma série de vitórias e bons resultados.
Na última segunda-feira (18), a diretoria apresentou os últimos nomes para compor o elenco e corre para regularizá-los. Do São Caetano trouxe os zagueiros Raiane e Pedro Paulo, o lateral-esquerdo Rafinha e o atacante Nénem. Trouxe ainda o volante Pedro Henrique, ex-Camaçari da Bahia, e o goleiro Éverton, ex-CSA.
Para o ataque, Anderson Kamar e Fábio Hempel, que esteve por oito ano atuando em times da Alemanha e de Portugal (seu último clube foi o português Nacional da Ilha da Madeira).
Time Base: Rodrigues; Fabio Santana, Marcio Paraíba, Macio Blot, Rafinha; Lima, Israel Sousa (Jailton), Pedro Henrique (Marcos Alagoano), Nem; Anderson Kamar, Almir (Fabio Hempel). Técnico: Freitas Nascimento.
Pré-Temporada: Santa Cruz/RN 2 x 1 Campinense; Campinense 1 x 0 Santa Cruz/RN.
O Auto Esporte conseguiu retornar a primeira divisão do futebol paraibano depois de duas edições amargando a segundona. No ano passado, ficou em terceiro colocado na divisão, o que garantiu a ascensão. O time chegou a disputar a Copa Paraíba 2009 e do elenco que disputou a competição manteve o atacante Maia, Djavan e o goleiro Amauri (destaque da equipe que recebeu propostas para sair do clube).
Em dezembro, houve eleições para a diretoria da equipe. O conselheiro Klécius Gomes substituiu o antigo cartola Edvalson Travassos e a primeira mudança que efetuou foi trocar o técnico Chicão Bernardo por Antonione Soares. Klecius anunciou também uma suposta parceria com o Corinthians/SP. Segundo o presidente, o time paulista enviaria jogadores para o Colosso Alvirrubro, mas a informação foi negada pela diretoria corintiana.
O Auto contratou o atacante Wellington Maranhão, o meia Tiago Jordan e recentemente trouxe outros quatro reforços. Foram anunciados o zagueiro Givaldo, o lateral-direito Édson Medalha e o volante Gildon do futebol pernambucano (a diretoria não informou a procedência deles). Já nesta última segunda-feira (18) o alvirrubro anunciou a contratação do volante Adeilson, que veio do Araxá.
Time Base: Amauri, Édson Medalha, Givaldo, Galdino, Luis Paulo; Gildon, Adeilson, Tiago Jordan, Cléber; Maia e Djavan (Lee). Técnico: Antonione Soares.
Pré-Temporada: Auto Esporte 6 x 0 Constituinte de Pombal; ABC/RN 5 x 0 Auto Esporte; Auto Esporte 4 x 0 CSP; Auito Esporte 4 x Sel. de Pedras de Fogo;
O Atlético amargou a segundona ano passado assim como o Auto Esporte. Agora na primeira divisão, o time comandado por Jorge Pinheiro manteve boa parte do time do ano passado, entre eles o lateral direito Robert e o centro-avante Alan. Recentemente contratou o meia Berg, ex-gremista de 20 anos. O jogador deve estrear somente na segunda rodada, mas é a aposta da diretoria para a temporada.
O trio formado pelo meia Paloma e os atacantes Paulinho Maranguape e Junior Mota permanecem na equipe. Os dois homens de frente estiveram entre os quatro maiores artilheiros da segunda-divisão no ano passado.
Time-Base: Dida; Robert, Jô, Tonho, Silva Baiano, Jiqueta; Neto, Pitter, Paloma; Paulinho Maranguape e Junior Mota. Técnico: Jorge Pinheiro.
Pré-Temporada: Assú 3 x 2 Atlético; Corinthians de Caicó 1 x 0 Atlético;
O Esporte de Patos não fez uma boa campanha no Paraibano do ano passado. Quase caiu. Um ano depois a equipe vem reforçada - pelo menos no banco de reservas. Contratou o experiente técnico Marcos Nascimento para tentar apagar a má impressão do ano passado.
Para o elenco, o alvirrubro reforçou o meio de campo com a contratação de um volante de um outro alvirrubro, Dé (ex-Auto Esporte), que estava fechando com o Baraúnas de Mossoró. No ataque, chegou Bruno Bahia, que foi revelado nas categorias de base do Vasco da Gama.
Time Base: Alberto; Junior, Junior Potiguar, Alan e Eduardo; Batista, Dé, Clóvis e Marquinhos; Téo e Quinho. Técnico: Marcos Nascimento
Pré-Temporada: Esporte 2 x 1 Galeano de Cacimba de Areia; Potiguar de Currais Novos 3 x 1 Esporte; Esporte 6 x 0 Galeano de Cacimba de Areia;
O Nacional quase chegou ao Estadual com uma grande novidade no ataque. Túlio Maravilha, que está na corrida para marcar o milésimo gol, topou vir para a Paraíba. No entanto, por não poder abandonar sua carreira política em Goiânia, a negociação não prosperou.
Mas para a diretoria não tem problema. Recentemente, contratou o meia Lulinha. O jogador já pertenceu ao Campinense, ao ABC (na campanha que fez o time potiguar ascender para a Série B do Brasileirão), ao Mogi Mirim e ao Iraty.
Ele se juntará a outros nomes de peso, como os atacantes Fredson e Thiago Cunha (que defendeu o Palmeiras e Wgham da Inglaterra e que atualmente estava no Vila Nova)(. No comando, estará o técnico Jorge Luiz. Quem estava cotado para se integrar ao grupo era o lateral-esquerdo Buick, ex-Campinense. Depois de pouco mais de 20 dias de negociação, o jogador preferiu ficar em uma equipe do sul do país.
Time-Base: Dida; Thiago Tigrão, Nilson, Leandro, e Mercinho; Adelmo, Jeferson, Lamar e Tazinho; Fredson e Thiago Cunha. Técnico: Jorge Luiz
Pré-Temporada: Nacional 5 x 0 Sel. de Catingueira; Potiguar de Currais Novos 0 x 0 Nacional; Potiguar de Mossoró 2 x 1 Nacional; Potiguar de Mossoró 3 x 2 Nacional;
A Queimadense não quer ser só figurante neste Campeonato Paraibano depois da boa campanha que fez no segundo turno do ano passado. O time disputou a Copa Paraíba 2009 recentemente, não foi bem e ainda perdeu alguns de seus jogadores, como o atacante Lee, que voltou ao Auto Esporte. No entanto, manteve alguns nomes nomes, como o zagueiro Alemão. A equipe contratou ainda o volante Roqueland, que estava no Auto.
No início desta pré-temporada, tentou contratar o técnico Neto Maradona, mas sem sucesso. Poucos dias depois, a Queimadense anunciou Rutemberg Felix como seu comandante. Essa será sua primeira oportunidade como treinador, que como jogador atuou pelo ABC, Mogi Mirim e no português Passo de Ferreira.
Pré-temporada: Queimadense 8 x 0 Seleção de Aroeiras;
A Desportiva Guarabira manteve boa parte do elenco que disputou a segunda divisão do ano passado. Tudo para estar pronto para disputar a principal série do futebol paraibano. O técnico é o mesmo: Geraldo Cirino. O ídolo não é atacante, mas sim um zagueiro: Rafael Pernambucano.
No ataque, manteve alguns nomes como Junior Coxinha e Rafael Paraíba. Os dois foram os artilheiros da equipe na segundona e permanecem como esperança para o time de Guarabira.
Atualizado às 16h56
Comentários