COTIDIANO
Corpos resgatados na Nigéria
Maioria dos corpos está carbonizada e precisará de exames de DNA para serem identificados.
Publicado em 05/06/2012 às 6:00
Os serviços de resgate da Nigéria informaram que retiraram 139 corpos da área onde um avião da Dana Air caiu no último domingo. A aeronave MD-83 levava 152 passageiros da capital Abuja para Lagos.
As operações, iniciadas na manhã de ontem, continuarão hoje.
Os corpos recuperados correspondem a passageiros que estavam na aeronave, faltando ainda 13 pessoas, ainda não encontradas. Mas ainda é desconhecido o número de pessoas que estavam nos três prédios atingidos pelo avião no acidente.
De acordo com o diretor da Agência de Gestão de Emergências local, Femi Osanyintolu, a maioria dos corpos está carbonizada e precisará de exames de DNA para serem identificados. Ainda não foi encontrada a caixa-preta da aeronave.
Mais cedo, as autoridades da Nigéria anunciaram que os dois motores do MD-83 registraram falhas antes da queda. A tripulação emitiu um pedido de socorro, porque ambos os motores falharam, declarou o presidente da agência de aviação civil, Herold Demurem.
SEGURANÇA
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, prometeu, durante uma visita ao local do acidente, tomar medidas para melhorar a segurança aérea. "Nós trabalhamos muito para melhorar a aviação deste país", declarou. "Este incidente é um sério revés para nós", acrescentou, Desde 1992, ano em que um avião de transporte militar nigeriano se acidentou perto de Lagos causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis grandes catástrofes aéreas que deixaram entre 100 e 150 mortos de cada vez.
No domingo, a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se reuniu ao redor do avião em chamas.
QUEDA
O avião atingiu um prédio no qual, segundo os vizinhos, havia uma igreja, uma loja e um edifício residencial. A aeronave "voou baixo durante cinco minutos com um ruído infernal, e bateu em uma zona residencial. Depois pegou fogo", contou uma testemunha.
Comentários