icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Alunos da IFPB desenvolvem projetos para Google

Flávio Ribeiro e Diógenes Augusto estão desenvolvendo projetos de software livre para o Summer of Code, um programa de incentivo do Google com financiamento de $5.500 dólares por projeto.  

Publicado em 04/05/2010 às 18:37

Da Redação com Assessoria

Dois alunos do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba estão vivenciando a experiência de fazer parte de uma das maiores e mais bem sucedidas empresas da internet do mundo. Flávio Ribeiro e Diógenes Augusto estão desenvolvendo projetos de software livre para o Summer of Code, um programa de incentivo do Google com financiamento de $5.500 dólares por projeto.

O programa foi criado pela empresa no intuito de promover a participação de estudantes no desenvolvimento de diferentes softwares de códigos abertos de organizações, a exemplo do Mozilla, Ubuntu, BlueZ, dentre outros. Na Paraíba, apenas 11 estudantes estão participando do programa, incluindo os dois alunos do IFPB, que foram escolhidos entre milhares de estudantes de todo o mundo.

As inscrições para o programa foram abertas no início do ano, para a submissão de propostas. Os melhores projetos foram selecionados e há poucos dias começou a fase inicial de desenvolvimento dos softwares, com a liberação de $500 dólares para cada aluno.

“A idéia central, de fato, é desenvolver ou melhorar um software de código aberto para o Google. A recompensa em dinheiro é boa, claro, mas o importante mesmo é o enriquecimento do currículo profissional. Ter em seu currículo um projeto aceito pelo Google é um salto enorme na profissão”, conta Flávio Ribeiro.

O aluno explica que a possibilidade de contratação por empresas e organizações que estão envolvidas em programas desse porte é alta. "Quando o resultado final é satisfatório, o estudante ganha destaque na comunidade de software livre e passa a ter uma maior importância dentro dos projetos", completa.

Segundo a coordenação, o financiamento dos $5.500 dólares para cada projeto é pago em etapas: $500 dólares já na fase inicial; em julho são mais $2250 dólares; e em agosto, mês em que os projetos devem estar prontos, são liberados os $2250 dólares restantes.

Projetos

O projeto de Flávio Ribeiro, aluno do sétimo período de Engenharia Elétrica, está dentro da organização BlueZ, que é a implementação oficial do protocolo Bluetooth na plataforma Linux e que acrescenta suporte às especificações da solução de rádio para computadores, celulares e outros dispositivos. O seu projeto visa melhorar esse tipo de suporte, com a orientação de Claudio Takahasi, do Instituto Nokia de Tecnologia instalado no Recife (PE).

Já Diógenes Augusto, estudante do quinto período de Tecnologia em Sistemas para Internet, está desenvolvendo soluções para o MoinMoin, um dos gerenciadores de sistemas wiki, que são sites colaborativos, como a Wikipédia. Esses sistemas têm ferramentas avançadas de colaboração para editar sites. O orientador de Diógenes é o polonês Radomir Dopieralski, que trabalha na STX Next, uma empresa que desenvolve soluções na linguagem Python.

“O interessante do Summer of Code é a rede de contatos que é estabelecida. Temos a oportunidade de compartilhar nossos desafios com pessoas de todo o mundo, que mesmo não estando diretamente envolvidas, colaboram e aprendem com os nossos projetos”, destaca Diógenes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp