VIDA URBANA
TRE-PB amplia para 10 municípios o uso de urnas biométricas em 2012
Ampliação da votação biométrica corresponde a cerca de 15% do eleitorado paraibano.
Publicado em 14/05/2011 às 12:39
Aline Lins, do Jornal da Paraíba
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ampliará a votação biométrica para em torno de 15% do eleitorado paraibano, com a inclusão no sistema dos municípios que integram as zonas eleitorais de Campina Grande – Lagoa Seca, Massaranduba e Boa Vista – e de Piancó – Emas, Catingueira e Olho D’Água.
O diretor-geral do TRE, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, anunciou, nesta sexta-feira (13), que o TRE dará início em agosto ao recadastramento biométrico nesses oito municípios, e esse procedimento irá até 23 de maio de 2012. A medida repercutirá no combate à corrupção eleitoral nas eleições de 2012, uma vez que evitará práticas como abuso do poder político e econômico pelos candidatos, tais como terceiros votando no lugar de outros eleitores.
“Com isso, teremos a certeza de que no dia da eleição quem de fato vai comparecer é o eleitor”, disse o diretor-geral do Tribunal, ressaltando, além da busca dessa “verdade eleitoral”, a busca da Justiça Eleitoral pela liberdade do eleitor no processo de escolha de seus representantes políticos.
Através dos mecanismos, campanhas e fiscalizações da Justiça Eleitoral, buscamos manter a igualdade de oportunidades dos candidatos, evitando o abuso de poder político, o abuso de poder econômico e assegurando a lisura do pleito”, avaliou Leonardo Lívio.
Atualmente, apenas dois municípios da Paraíba têm o novo sistema: Cabedelo (31.079 eleitores) e Pedras de Fogo (17.075). Segundo Leonardo Lívio, a previsão era ampliar o recadastramento biométrico, este ano, em mais 2% do eleitorado. Mas, ele procurou a diretoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e conseguiu liberação para expandir esse percentual de recadastramento para mais 12% do eleitorado.
“Nós explicamos que tínhamos condições, estrutura e vontade de ampliar esse percentual, e nosso pedido foi compreendido e deferido”, comemorou o diretor Leonardo Lívio.
Comentários