CULTURA
Arte sacra reunida
Reunindo história, literaturta e arquitetura livro do desembargador Marcos Cavalcante será lançado nesta quinta-feira (24) em João Pessoa.
Publicado em 24/07/2013 às 6:00
O desembargador Marcos Cavalcanti lança hoje, em João Pessoa, um dos quatro livros de sua autoria que estão no prelo para sair este ano: Complexo Arquitetônico Carmelita da Paraíba - Arte Sacra nas Igrejas do Carmo e Santa Tereza.
A obra será apresentada hoje, às 17h, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno 'Desembargador Manoel da Fonseca Xavier de Andrade'. A programação integra a agenda cultural do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), promovida pela Comissão de Cultura e Memória presidida pelo autor.
Também presidente do Tribunal Regional Eleitora da Paraíba (TRE-PB), Cavalcanti publica a obra em edição com texto traduzido em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol.
"Nós temos história, literatura e arquitetura. Existe uma série de palavras que na realidade nós só entendemos vendo esse complexo antigo arquitetônico e uma tradução como o barroco, que é um estilo arquitetônico que surgiu na Europa no século 18.
É uma obra também destinada não só a historiadores e arquitetos, mas especialmente a turistas que visitam a Paraíba", justifica o desembargador no material de divulgação do livro.
Composto por fotografias e notas explicativas, o volume reúne imagens de arcos, estátuas, púlpitos, altares e móveis das Igrejas de Nossa Senhora do Carmo e Santa Teresa D'Ávila da Ordem Terceira do Carmo, bem como do Convento Carmelita da paraíba, hoje Palácio do Arcebispo Metropolitano.
A Ordem Carmelita foi uma das quatro ordens religiosas católicas que, historicamente, participaram da colonização portuguesa da Paraíba. As outras foram as ordens jesuíta, franciscana e beneditina. Segundo Marcos Cavalcanti, cada uma possuía sua característica arquitetônica. "Visitando as igrejas e os conventos, nós vemos como há diferenças entre essas quatro ordens religiosas", aponta.
A obra foi introduzida pela historiadora Glauce Maria Navarro Burity, autora de A Presença dos Franciscanos na Paraíba através do Convento de Santo Antônio (1988), e prefaciada pelo frei Luiz Nunes Pereira, reitor da Igreja da Nossa Senhora do Carmo em Olinda (PE) e diretor espiritual da Ordem Terceiro da Carmo.
O desembargador Marcos Cavalcanti já assinou outros 13 livros e, no último mês de março, assumiu posto na Academia Paraibana de Letras (APL), na vaga da cadeira nº 17, deixada por Joacil de Britto (1923-2012).
“Estou com uma obra na gráfica sobre o centenário de um grande político paraibano, nascido em Mamanguape, que foi o deputado José Fernandes de Lima, traçando a biografia dele e esse livro deverá ser lançado agora em agosto. E estou ultimando mais duas obras, a história do Tribunal Regional da Paraíba, como nós temos do TJ, de Deusdete de Leitão, estou escrevendo uma obra similar sobre o TRE, e uma outra sobre a história da APL", avisa.
Comentários