icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Médico alerta para importância da prevenção e tratamento da Hepatite C

Hospital de referência no tratamento da doença promove ações em alusão do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites.

Publicado em 28/07/2017 às 16:20 | Atualizado em 07/02/2024 às 12:05

Cerca de 5.600 paraibanos foram infectados pela hepatite nos últimos dez anos. Nesta sexta-feira (28), data que marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, especialista fala da importância da prevenção e do diagnostico precoce da doença.

De acordo com médico infectologista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Glauco Viana, as hepatites são doenças que podem ser causadas por vírus. Com a transmissão ocorrendo, principalmente, atrávés de relações sexuais desprotegidas e mateirais não esterilizados, como seringas, agulhas, instrumentos de manicure e pedicures, lâminas de barbear ou de depilar.

Entre os sintomas da doença Dr. Glauco Viana afirma que o paciente pode apresentar febre, náuseas, vômitos e icterícia que podem durar algumas semanas. "Entretanto, a maioria não apresenta sintomas e, por isso, descobre a doença apenas tardiamente, quando já pode ter desenvolvido cirrose ou câncer de fígado", diz.

O diagnóstico da doença é feito através de exame de sangue, que pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Paraíba o hospital referência para o diagnóstico e tratamento é o Complexo Hospitalar de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga. No hospital além do acompanhamento médico é fornecido gratuitamente para os pacientes os medicamentos necessários para tratar a doença.

Os dados constantes no Boletim Epidemiológico de Hepatites, mantido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde mostra que os casos de hepatite vêm reduzindo. Os casos de hepatite A reduziram de 490 casos registrados em 2006, na Paraíba, para 4 casos em 2016. Dr Glauco Viana, explica que a redução dos casos neste tipo de hepatite é resultado das melhorias nas condições sanitárias já ela é transmitida por alimentos e água contaminadas.

As hepatites do tipo B e C podem ser contraídas através de relações sexuais desprotegidas e por compartilhamento de instrumentos não esterilizados. "Para tratar a hepatite B existe uma vacina eficaz disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde", afirma Dr Glauco.

O Dr. Glauco Viana alerta que ainda não existe uma vacina para a hepatite C, sendo a única forma de evitar a doença através da prevenção. "Para todos os pacientes, recomenda-se utilizar preservativo e evitar utilizar seringas e outros instrumentos não esterilizados. Quando se previne, o paciente não adquire a doença e terá uma vida normal. Já quando se trata uma doença o paciente poderá curar ou não, além dos riscos dos efeitos colaterais das medicações", recomenda.

Dia de Luta contra as Hepatites Virais

Diversas ações foram promovidas pelas secretárias de saúde em prevenção às hepatites virais, no chamado Julho Amarelo. Neste sábado (29), das 8h às 12h, o Hospital Clementino Fraga vai disponibilizar para a população as testagens das Hepatites B e C, sífilis e o teste ráoido para detecção do HIV, no Parque da Lagoa Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa.

A diretora-geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira, destacou a importância de levar os serviços a um número cada vez maior de pessoas. “Somos referência estadual no combate às hepatites virais e outras doenças infectocontagiosas e temos o dever de disponibilizar esses serviços de excelência em saúde pública para toda população”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp