COTIDIANO
Explosões deixam 8 mortos na Síria
Conflito entre governo e forças de segurança,deixam mais oito mortos na Síria, número pode ser maior.
Publicado em 01/05/2012 às 6:30
Várias explosões contra alvos das forças de segurança em Idlib (noroeste da Síria) deixaram ontem ao menos oito mortos, segundo a TV estatal síria. Já o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) noticiou mais de 20 mortes. "Mais de 20 pessoas, a maioria membros das forças de segurança, morreram em fortes explosões que atingiram a cidade de Idleb e tinham como alvos centros de segurança da cidade", afirma o OSDH em um comunicado.
A TV oficial informou que as "explosões terroristas" provocaram oito mortes e deixaram dezenas de feridos. A emissora exibiu imagens de corpos e manchas de sangue, assim como edifícios atingidos e moradores desesperados.
"Esta é a liberdade que pedem? Onde está a liberdade?", questionaram alguns, enquanto outros gritavam "Deus, Síria, Bashar e é tudo!", o lema de apoio ao ditador Bashar Al Assad, que não reconhece a envergadura da rebelião no país e afirma lutar contra "grupos terroristas armados".
TRÉGUA
Um general norueguês encarregado de monitorar uma instável trégua de paz na Síria mediada pela Organização das Nações Unidas (ONU) chegou no último domingo a Damasco, impulsionando uma missão que ativistas dizem que já ajudou a aliviar a violência em Homs, reduto da revolta popular contra Assad.
O general Robert Mood reconheceu a enorme tarefa à espera da missão de 300 militares desarmados, que por ora tem apenas 30 membros no terreno.
Comentários