VIDA URBANA
Paraíba deve atingir marca de 100 escolas estaduais integrais em 2018
Estado oferece três modelos de escolas em tempo integral.
Publicado em 11/12/2017 às 14:52 | Atualizado em 12/12/2017 às 10:25

As Escolas Cidadãs Integrais oferecem o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular - que engloba disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática - e 'atividades complementares' em um mesmo currículo. "Elas têm uma carga horária de 40 horas por semana e são voltadas para a formação cidadã", explica Rubenilson.
>>> Estados terão prazo para implementar novo Ensino Médio
Já as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas são voltadas para estudantes que pretendem fortalecer o Ensino Médio com direcionamento para o mercado de trabalho. "São escolas que oferecem, além do currículo base, a formação profissional dialogando com os arranjos produtivos locais", diz.
Conforme o gerente, cada região do Estado tem escolas com atividades técnicas específicas. "No Litoral temos escolas que oferecem cursos voltados para Turismo, Administração, Informática; já no interior temos cursos como Mineração, Mecânica, Indústria Têxtil", acrescenta. Além dos dois modelos, existem ainda as escolas híbridas, que juntam a formação cidadã com a técnica. Do total de escolas integrais no Estado, 30% delas são híbridas.
A Secretaria de Educação informou que as matrículas para estudantes na rede estadual seguem até o dia 21 de dezembro. "É importante que os pais não deixem para a última hora, especialmente se pretendem matricular os filhos nas escolas integrais, que têm demanda maior", alerta Rubenilson.
Comentários