CULTURA
Sinfônica faz concerto oficial com solo de oboé
Concerto desta quinta-feira (9) leva ao palco do Cine Bangüê, em João Pessoa, o regente Luis Gustavo Petri e o solista José Medeiros Rocha Neto.
Publicado em 09/10/2008 às 11:09
Da Redação
Com Secom-PB
O concerto desta quinta-feira (9) da Orquestra Sinfônica da Paraíba acontecerá sob a regência do convidado Luis Gustavo Petri e terá como solista José Medeiros Rocha Neto, tocando o oboé. A apresentação acontece às 20h, no Cine Bangüê, em João Pessoa, e o ingresso cobrado tem preço simbólico de R$ 2.
No programa composições de Franz Liszt, Os Prelúdios nº 3; de Richard Strauss, o concerto para oboé e pequena orquestra em Ré Maior, com o solista José Medeiros; e de Gabriel Fauré, Pelléas et Mélisande, op. 80.
O regente Luís Gustavo Petri é um dos maiores nomes da regência no Brasil. Ele criou e é regente titular da Sinfônica de Santos há onze anos. A carreira de Petri é marcada por sucessos como regente, compositor e diretor musical. Entre suas realizações destacam-se a estréia na América Latina da trilha sonora original de "O Encouraçado Potemkin" no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, em 2005, frente à Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 2008 fez a direção musical do espetáculo West Side Story, sob a direção geral de Jorge Takla.
Solista convidado da noite desta quinta-feira, José Medeiros Rocha Neto é natural de Patos, na Paraíba. Ele começou a estudar oboé aos 14 anos com o professor Roberto Carlos di Leo, na UFPB, onde conclui o bacharelado em Música. Foi oboé principal das Orquestras Sinfônicas da Paraíba, Recife e da Filarmônica Norte-Nordeste. Como professor, atuou em vários Festivais no Brasil e no exterior e lecionou oboé na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade de Brasília (UnB).
Comentários