POLÍTICA
Empreender-PB volta a liberar cheques com lançamento de linha para polo tecnológico
Programa de crédito ao microempreendedor havia sido suspenso pelo TCE.
Publicado em 15/12/2017 às 11:56 | Atualizado em 15/12/2017 às 16:01
Duas semanas após conseguir na Justiça a liberação do retorno ao funcionamento do Programa Empreender-PB, o governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou, nesta sexta-feira (15), uma solenidade para reativar o programa. Durante o evento, realizado no Espaço Cultural, em João Pessoa, o governador liberou cerca de R$ 6,6 milhões em créditos para mais de mil empreendedores de 54 municípios e anunciou a abertura de inscrições para linha Empreender Inovação Tecnológica.
A nova linha de crédito do Empreender-PB, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), será possível através de convênio instituído pelo Empreender Paraíba junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), por meio do projeto Empreender Centro Histórico, que visa à preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural do Estado, além da revitalização do Centro Histórico de João Pessoa. Os primeiros beneficiados do projeto assinaram os seus contratos na solenidade no Espaço Cultural.
Novos contratos
Durante a solenidade, beneficiários que ficaram com os seus processos retidos após a suspensão do programa receberam o cheques das mãos do governador e da secretária executiva do Empreender-PB, Amanda Rodrigues.
Ricardo Coutinho destacou que com a entrega das novas linhas de crédito, nesta quinta-feira, o Empreender da Paraíba atinge a marca de R$ 136 milhões investidos na microeconomia popular no estado. “Essa liberação de hoje na economia produtiva real, de baixo para cima, simboliza que consolidamos a ideia que cabe ao poder público se responsabilizar pela geração de emprego e renda”, afirmou.
Ainda durante a realização do evento, o governador Ricardo Coutinho usou sua conta no Twitter e outras redes sociais para celebrar a retomada do programa no Paraíba.
https://twitter.com/realrcoutinho/status/941670614057799680
Suspensão
O Governo do estado foi liberado para voltar a conceder empréstimos do Empreender-PB a partir de duas liminares deferidas no último dia 29 de novembro. Assim, foi garantida a liberação do programa que estava suspenso desde o dia 8 de novembro por decisão do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) do conselheiro Fernando Catão e referendada pelo pleno da Corte de Contas.
Segundo o governador Ricardo Coutinho, a paralisação do programa afetou cerca de 600 empreendedores paraibanos que estavam com empréstimos em processo de aprovação e que dependiam diretamente desse crédito para se desenvolver economicamente.
“Estamos liberando 53 cidades hoje e era para estar outras 52 e não estão devido à suspensão de Catão. Espero que quem faça política saiba preservar as conquistas da população. Essa é a função do empreender e não ser um campo de batalha política”, criticou o governador.
Comentários