VIDA URBANA
Má postura é risco para saúde
Publicado em 23/10/2011 às 8:00
O contador Rodrigo Tavares, de 29 anos, sofria constantemente com dores musculares e na coluna lombar. Com sua qualidade de vida comprometida, decidiu procurar o auxílio de um médico, que lhe ajudou a corrigir alguns erros. “Descobri que muitos hábitos estavam errados e prejudicando meu rendimento no trabalho”, disse.
Por passar muitas horas seguidas no computador e com uma postura incorreta, as dores aumentavam a cada dia. Rodrigo foi orientado a adequar a altura da cadeira e a fazer algumas pausas para alongamento e percebeu melhorias.
A má postura é responsável por pelo menos quatro lesões na coluna: a escoliose, hiperlordose, hipercifose e a hérnia discal. De acordo com a fisioterapeuta Andrezza Jawa, os principais sintomas destas lesões são dores e fraqueza muscular. “Além disso, o indivíduo adota uma postura inadequada para evitar a dor. Na hérnia discal, pode haver irradiação para os membros e sensação de alteração de sensibilidade nos membros”, explicou.
Segundo o ortopedista Bismarck Fernandes, a escoliose é a coluna torta em qualquer nível. Já a cifose e lordose são curvas fisiológicas que praticamente todas as pessoas apresentam, mas quando ultrapassam um certo limite passam a ser prejudiciais, causando a hiperlordose e hipercifose.
Para o ortopedista, os vilões que mais contribuem para estes problemas são a obesidade e o sedentarismo. “É preciso controlar o excesso de peso e praticar exercícios físicos regularmente e o alongamento da musculatura, que pode ser obtido através do pilates”, aconselha Bismarck.
Andrezza alerta que alguns cuidados são necessários para manter a saúde da coluna em dia, o principal deles é manter sempre uma postura ereta. “Ao sentar é ideal manter uma angulação próxima de 90 graus de tronco em relação à coxa e de coxa em relação à perna e manter sempre os ombros afastados das orelhas”, explica.
Comentários