POLÍTICA
Comissão de Finanças da Câmara aprova ajuda de 13,6 mi para Moçambique
Proposta foi relatada pelo deputado federal Manoel Junior (PSB), por indicação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Publicado em 16/07/2009 às 10:36
Da Redação
Com informações da Assessoria do parlamentar
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) o Projeto de Lei 4145/08 que autoriza a União a doar R$ 13,6 milhões para a construção de uma fábrica de medicamentos em Moçambique. A proposta foi relatada pelo deputado federal Manoel Junior (PSB), por indicação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
O parlamentar paraibano, que esteve reunido na véspera com Temporão, defendeu a aprovação da matéria e lembrou necessidade de grande quantidade de medicamentos anti-retrovirais naquele país, que hoje possui 13% da população contaminada pelo vírus da AIDS.
O ministro da Saúde lembra que o projeto é inovador, pois, além da fábrica, o Brasil vai doar a capacitação tecnológica para que os medicamentos sejam produzidos naquele país, oferecendo a possibilidade de produção continua da medicação.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o governo de Moçambique já cumpriu sua parte nesse projeto de cooperação, tendo adquirido o espaço para a fábrica de medicamentos e disponibilizado funcionários para o trabalho.
O Ministério da Saúde informou que o próprio presidente Lula deverá fazer a entrega da fábrica de medicamentos e convidou o deputado Manoel Junior a fazer parte da comitiva que o acompanhará.
Comentários