VIDA URBANA
Família de paciente luta na Justiça para conseguir cirurgia
Procedimento cirurgico que custa R$ 18.847 só pode ser feito fora do estado, família conta com ajuda da Secretaria Estadual de Saúde.
Publicado em 23/02/2012 às 6:30
Um pai de família de apenas 19 anos, André Luiz, luta há mais de cinco meses para conseguir o custeio de uma cirurgia neuropática através da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo a mãe de André Luiz, Dulcineia César Oliveira Torres, o filho sofre de uma neuropatia do nervo occipital menor (lesão aos nervos da parte posterior da cabeça) grave, que provoca constantes e insuportáveis dores de cabeça, inclusive com risco de morte.
Dulcineia explicou que a cirurgia de descompressão de nervos (porque um nervo está comprimindo o outro) é a única chance de cura do filho. No entanto, o procedimento só pode ser feito em Recife, por conta da falta de especialista na Paraíba.
O valor é alto (R$ 18.847) e a família não pode pagar. “Passamos por vários especialistas até ter o diagnóstico correto. Nesse período André Luiz foi avaliado por 12 neurocirurgiões na Paraíba, submetido a inúmeros exames e, por recomendação médica, teve que deixar o trabalho e os estudos”, detalhou Dulcineia.
Após o não cumprimento da determinação do Ministério Público por parte da SES, a promotora Edivani Saraiva recorreu à Justiça, mas o processo espera distribuição no Tribunal de Justiça.
O secretário de Saúde, Waldson de Souza, garantiu que o caso está sendo resolvido. “Já realizamos o empenho financeiro da dívida e contratamos uma equipe médica de fora do Estado para realizar o procedimento. O problema é que o próprio hospital, em Recife, não está aceitando o empenho e quer o pagamento antecipado”, disse, ao explicar que todo procedimento pago pelo Estado só é 'quitado' após a sua realização. Ele falou que um acordo estava sendo fechado com o hospital. (Com informações de Damião Lucena)
Comentários