icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuva causa transtorno

Aesa registrou na capital 95,6 milímetros de chuva entre a última quinta-feira (29) e a sexta-feira (30); previsão é de mais chuvas para o Litoral.

Publicado em 31/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:55

As chuvas registradas durante a madrugada de ontem em João Pessoa causaram transtornos para moradores de comunidades ribeirinhas e motoristas que precisaram redobrar a atenção para trafegar em avenidas da cidade, que ficaram alagadas. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba registrou na capital 95,6 milímetros de chuva entre as 23h da última quinta-feira e as 7h de ontem e prevê mais chuvas para o Litoral paraibano.

A Aesa informou ainda que em Cabedelo, cidade portuária da Região Metropolitana da capital, foi registrado 101,6 milímetros de chuva. Conforme a meteorologista Marle Bandeira, a previsão é de chuvas ocasionais na faixa litorânea e esparsas no Agreste e Brejo do Estado.

Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), houve apenas um ponto de congestionamento de veículos, que aconteceu por volta das 8h20, na rotatória do Altiplano, no sentido bairro/Centro. O problema foi causado pelo transbordamento do rio Jaguaribe, que deixou parte da avenida Beira Rio coberta pela água.

Em frente ao Colégio Lourdinas, localizado na avenida Epitácio Pessoa, por exemplo, os motoristas dirigiam com a atenção redobrada e trafegavam com lentidão. Já os pedestres ficaram impossibilitados de pegar ônibus na parada que fica na calçada da unidade estudantil, devido a quantidade de água acumulada no local.

Outro ponto onde também foram registrados transtornos para motoristas foi o cruzamento das avenidas Camilo de Holanda e Tabajara, na esquina do Lyceu Paraibano, no Centro. Devido à obstrução de uma galeria, a água da chuva ficou acumulada até o início da manhã.

Durante a madrugada da sexta-feira, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de João Pessoa recebeu dois chamados de emergência. Uma galeria transbordou alagando casas na comunidade Santa Bárbara, no Castelo Branco, e a parede de uma residência caiu no bairro do Cristo Redentor.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) se deslocaram para a comunidade Santa Bárbara e normalizaram a situação das famílias. “Recebemos o chamado por meio do atendimento 24 horas e prontamente atendemos a população que mora nesse local. A galeria foi desentupida e a água baixou”, explicou.

No bairro do Cristo Redentor, a parede de uma casa cedeu e a família foi retirada do local. “A casa foi construída de forma irregular e a parede acabou caindo. A prefeitura já tomou todas as providências necessárias para a assistência da família e a encaminhou para o auxílio-aluguel”, detalhou o coordenador.

Mesmo com apenas dois registros de solicitação, o coordenador Noé Estrela informou que outras comunidades que apresentam riscos de desabamento de barreiras também foram monitoras por equipes da Defesa Civil, como a São José, no bairro de mesmo nome, Saturnino de Brito, em Jaguaribe, e Timbó, nos Bancários, onde foram constatados transbordamentos de rio, “mas todas as comunidades estavam com a situação dentro da normalidade”, disse.

QUEDA DE ÁRVORES

Por causa das chuvas, cinco árvores caíram em João Pessoa. Os incidentes aconteceram nos bairros de Altiplano, José Américo, Padre Zé, Tambaú e na avenida Rui Carneiro. Equipes da diretoria de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foram acionadas para resolver os problemas.

A Sedurb mantém um número de telefone de contato caso a população queira solicitar o serviço de retirada de galhos, poda e capinação em João Pessoa. O número é o 3218-9183.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp