VIDA URBANA
Falha em sistema deixa Detran fora do ar em toda a Paraíba
Falha em sistema naconal deixou atendimento informatizado do Detran fora do ar em vários estados. Órgão responsável ainda não informou previsão para retorno das operações.
Publicado em 02/03/2011 às 10:46
Karoline Zilah
Uma fallha no Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro) prejudicou o atendimento informatizado nos Departamentos de Trânsito (Detrans) em vários estados do país. Na Paraíba, estão fora do ar os sistemas da sede do órgão em João Pessoa, das 26 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e de 26 postos de atendimento (clique aqui para checar as cidades).
Estão suspensos temporariamente os registros de veículos, as solicitações de habilitação, as emissões de guias e pagamentos, entre outros serviços online vinculados ao sistema.
A assessoria de imprensa do Detran-PB informou que ainda está apurando o horário preciso em que o sistema falhou e aguarda respostas do Serpro sobre o retorno das operações.
O Serpro divulgou uma nota sobre o problema, mas não estabeleceu quais estados estão sendo atingidos.
"O Serpro comunica que o seu centro de dados em São Paulo está fora do ar. Ele apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis. O Serpro está tomando as medidas necessárias para que a situação volte ao normal o quanto antes", diz a nota.
Segundo a assessoria do Ministério das Cidades, o Denatran confirmou que o problema ocorreu por conta de uma pane elétrica no Serpro de São Paulo devido às chuvas no estado.
No dia 24, uma outra falha no Serpro também provocou a paralisação no atendimento informatizado de todos os postos do departamento.
Comentários