VIDA URBANA
Equipamento de raio X é encontrado no lixo em Monteiro
Apenas após o laudo completo da vigilância sanitária, é que ela poderá dar um parecer sob a gravidade do assunto.
Publicado em 15/01/2009 às 12:30
Da Redação do Jornal da Paraíba
Com informações de Fred Menezes
O equipamento de raios X encontrado no início do ano por servidores da secretaria de serviços urbanos de Monteiro no lixo, em meio a entulhos e ferro velho, ainda aguarda que técnicos da Vigilância Sanitária adote as providências necessárias. O equipamento era da Secretaria municipal de Saúde, ainda do tempo do antigo Inamps.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adalgisa Gadelha, assim que a pasta tomou conhecimento do ocorrido, comunicou o fato à Vigilância Sanitária do Estado, para evitar problemas mais graves, uma vez que o aparelho poderia oferecer perigo de intoxicação à população, por se tratar de equipamento radioativo.
A prefeita de Monteiro, Edna Henrique (PSDB), classificou o ato da antiga gestão, de ter jogado no lixo o equipamento, como sendo “uma irresponsabilidade sem tamanho”. “Poderia acontecer uma tragédia, como aconteceu em Goiás, na década de 1980, quando centenas de pessoas foram contaminadas com o Césio 137 de um aparelho radioativo roubado de um hospital abandonado”, afirmou.
O diretor de limpeza pública, Francisco Felix, por sua vez, explicou que o artefato trata-se de um equipamento para fazer exames odontológicos. Entretanto, antecipou que apenas após o laudo completo da vigilância sanitária, é que ela poderá dar um parecer sob a gravidade do assunto.
O aparelho deverá ser removido ainda esta semana para João Pessoa, conforme informações repassadas pela assessoria da Secretaria de Saúde do município.
Comentários