icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

HU estimula doação de sangue

Campanha é uma inciativa da diretoria do Centro de Ciências da Saúde da UFPB para  estimular a doação de sangue.

Publicado em 15/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:56

Uma campanha para doação de sangue ao banco de coleta do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), começou ontem e segue até hoje no Campus I da instituição, em João Pessoa. A campanha é uma inciativa da diretoria do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição e segundo os organizadores, a ideia é estimular o ato solidário entre os estudantes e a comunidade acadêmica para normalizar o banco do hospital.

Somente durante a manhã de ontem, 34 pessoas procuraram o posto de coleta, instalado no CCS, para doação. Para esclarecer ao público a importância da doação, alunos, funcionários e professores dos oito cursos de graduação do centro se mobilizaram na instituição para atrair novos doadores. “Quem passar por aqui e quiser tirar dúvidas sobre a doação, o que é ou não permitido, terá esclarecimentos e saberá se pode ser um doador. A ideia é estimular o público, principalmente os jovens, para esse ato de solidariedade”, disse uma das assessoras da campanha, Cláudia Lima.

O apelo dos organizadores surtiu efeito e atraiu muitos estudantes, a exemplo da aluna do curso de Enfermagem Nadiny Rodrigues. Doadora cadastrada, a estudante aproveitou o término das aulas da manhã e trouxe outras quatro amigas da turma para participar. “Já doei sangue uma vez e sou doadora de medula. Quero ver se posso doar novamente, porque é importante a gente participar de campanhas como essas e ajudar outras pessoas, mesmo sem conhecê-las”, revela.

Também doador, o professor universitário Geraldo Holanda procurou o posto de coleta e fez a doação. “Além de ser professor, também trabalho no Hospital Universitário e sei da necessidade que temos em manter o banco de sangue. Já doei outras vezes e estou aqui novamente”, disse.

Assim como o Hemocentro, o estoque de bolsas de sangue do Hospital Universitário também está abaixo do limite para manter os atendimentos.

Segundo a assistente social responsável pela captação de sangue para o HULW, Conceição Abrantes, o Hemocentro recebe, em média, 180 doações diariamente. No entanto, seriam necessárias 300 bolsas para atender a demanda. “Nossa arrecadação só não é maior porque muitos interessados em doar não podem por conta da anemia e uso de remédios”, completa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp