icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

31% dos alunos do IFPB são de outros Estados

Estudo preliminar foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre as três primeiras etapas de matrículas realizadas pelos alunos que participaram do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Publicado em 20/03/2010 às 16:45

De Natália Xavier do Jornal da Paraíba

Um estudo preliminar realizado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre as três primeiras etapas de matrículas realizadas pelos alunos que participaram do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), revela que 31,45% dos estudantes que se matricularam no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) são oriundos de outros Estados do país.

De acordo com o levantamento realizado pelo MEC, que não levou em consideração a matrícula dos alunos da lista de espera, 1.008 alunos se matricularam no IFPB após as três primeiras etapas de inscrições que usaram as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. Dos alunos matriculados, 691 são da Paraíba e 317 são de outros Estados.

Percentualmente, a Paraíba é o oitavo Estado brasileiro e o terceiro do Nordeste a receber mais estudantes naturais de outros Estados através do SiSU.

Nacionalmente, o Estado com o maior índice de matrículas de estudantes de outras localidades foi Tocantins com 44,60%. No Nordeste, o maior índice foi registrado em Pernambuco, com 38,85%. A média nacional de alunos que se matricularam em instituições de ensino fora de seus Estados foi de 25,28%.

Para o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso, a grande procura de estudantes de outros Estados pelos cursos da instituição na Paraíba se deve à qualidade do ensino oferecido. “Nossos cursos foram muito bem avaliados no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e isso é uma vitrine que faz com que as pessoas de outros Estados venham estudar aqui”.

O pró-reitor viu com otimismo o índice de alunos de outros Estados que vêm estudar na Paraíba. “Anteriormente nós já tínhamos alunos de outros Estados, mas não tinha tanta publicidade. Acredito que ter alunos de outros lugares é bom, porque a convivência vai proporcionar uma ampliação cultural do ponto de vista educacional”, afirmou.

Para o professor, o fato de alunos de outros Estados estarem vindo estudar na Paraíba não retira a vaga dos alunos paraibanos. “Qualquer brasileiro tem o direito de estudar em qualquer Unidade da Federação. O percentual (divulgado pelo MEC) mostra que o número dos paraibanos é bem maior. Se fosse o inverso, poderíamos estar preocupados. Mas isto faz com que os alunos daqui procurem fazer um bom ensino médio”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp