VIDA URBANA
Medidas simples podem solucionar problemas e evitar fraudes em caixas eletrônicos
Segundo a Febraban, bom senso e contato com o banco são essenciais para aumentar a segurança e solucionar problemas.
Publicado em 07/01/2018 às 7:00 | Atualizado em 08/01/2018 às 9:37
Sacar dinheiro no caixa eletrônico virou uma tarefa tão corriqueira que muitos acreditam que não há risco nenhum na operação - de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 10 bilhões de transações bancárias através de caixas eletrônicos foram realizadas em 2017, o que representa 16% do total de transações realizadas no ano. Segundo a federação, algumas medidas simples podem ajudar a evitar fraudes e a solucionar possíveis problemas durante o saque ou outras operações.
Conforme a Febraban, o consumidor deve usar o bom senso para manter a segurança na hora de evitar o equipamento. Não inserir o cartão em máquinas inoperantes; manter o corpo próximo ao caixa na hora de digitar a senha e evitar sacar valores muito altos de uma só vez são atitudes que podem evitar roubos de informações e fraudes. "Além disso, é bom desconfiar de pessoas que apresentam vantagens financeiras ou dramas familiares e pedem a utilização da conta de terceiros para transferência de valores", diz a federação.
No caso de problemas com operações em caixas eletrônicos, a orientação geral é entrar em contato com o banco: durante o expediente bancário, o consumidor deve informar um funcionário. Fora do expediente bancário, o usuário deve ligar para um dos números da instituição financeira.
Quando o valor solicitado não é liberado pelo caixa mas descontado na conta corrente, por exemplo, o cliente deve entrar em contato com seu banco e informar o que aconteceu. O procedimento padrão, segundo a Febraban, é que o cliente tenha o valor estornado na conta em até 48 horas.
"Caso não consiga concluir uma operação ou o cartão fique retido no caixa eletrônico, o correto é não digitar a senha e apertar as teclas que anulam a operação", orienta a instituição. "Ligue imediatamente para o banco, nos telefones oficiais da instituição financeira, ou procure a ajuda de um funcionário que esteja identificado, se estiver usando o caixa eletrônico de uma agência. O cliente pode ainda utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato", conclui.
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