icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuvas acima da média no 1º trimestre de 2012

Prognóstico climático para os três primeiros meses de 2012 apontam chuvas acima da média.

Publicado em 17/12/2011 às 6:30


As chuvas que serão registradas nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú paraibanos no período de janeiro a março devem ficar acima da média histórica, de acordo com o prognóstico climático do primeiro trimestre de 2012, divulgado na manhã de ontem, pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

De acordo com o gerente de monitoramento da Aesa, Lucílio Vieira, a previsão aponta que devido à continuidade do fenômeno La Niña, as chuvas registradas na Paraíba devem variar entre normal e acima da média histórica nos três primeiros meses do próximo ano. “Contudo, nos locais citados, as chuvas podem variar de 10% a 35% acima da média histórica, que é de 900 milímetros por ano (mm/ano) no Sertão, 800 mm/ano no Cariri e 700 mm/ano para o Curimataú”, explicou.

Ainda segundo os dados apresentados, os meteorologistas da Aesa apontaram que de modo geral, a probabilidade de serem registradas no Estado chuvas dentro da normalidade é de 40% e 35% para precipitações acima da média. Quanto às temperaturas, o calor será mais intenso no Sertão e Cariri, com máximas de 38°C e 35°C, respectivamente. Já a mínima ficará entre 24°C e 23°C.

Segundo a meteorologista da Aesa Marle Bandeira, “as máximas serão registradas durante o período da tarde e, no Sertão, a sensação térmica poderá chegar a 45°C em alguns dias”. No Agreste, a temperatura máxima fica em torno de 31°C, 32°C no Litoral paraibano e 30°C no Brejo, o que de acordo com Marle, é considerado normal para o período do verão.

O prognóstico climático foi elaborado por cerca de 50 meteorologistas, técnicos e pesquisadores de vários estados do país, durante a 2ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da região Nordeste, que foi encerrada ontem, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a participação de representantes da Aesa, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Instituto Nacional do Semiárido, Defesa Civil, entre outras instituições ligadas à previsão climática.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp