POLÍTICA
Câmara de JP marca posse de Djanilson para quinta
Djanilson da Fonseca (PPS) vai substituir Felipe Leitão (PP), que teve o mandato cassado.
Publicado em 18/04/2012 às 10:15
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), confirmou nesta quarta-feira (18) que Djanilson da Fonseca (PPS) será empossado como vereador em solenidade na quinta-feira (19). Ele vai substituir no cargo Felipe Leitão (PP) que teve o mandato cassado na semana passada sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2008. Durval informou que a posse está marcada para às 9h30.
A posse de Djanilson dependia da publicação do ato da presidência da Câmara declarando a vacância do cargo de Felipe. O ato foi publicado na terça-feira (17) no Semanário Oficial da prefeitura de João Pessoa e deixou o primeiro suplente da coligação, que teve 2.940 votos, apto a ser empossado.
Também na terça-feira o juiz João Batista Barbosa, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, indeferiu o pedido de liminar movido por Felipe Leitão. A defesa do vereador queria suspender a sentença de cassação, dada pelo juiz Eslu Eloy Filho, até o julgamento de um recurso impetrado na
64ª Zona Eleitoral.
De acordo com o processo que resultou na cassação, Felipe Leitão teria agido em comunidades carentes da capital da Paraíba, por meio de um intermediário, oferecendo R$ 70 por voto. O juiz afirmou que mais de 50% da votação obtida por Felipe teria sido obtida nos locais onde ocorreu a suposta captação ilícita.
O antigo partido de Djanilson, o PRP, já anunciou a disposição de questionar a posse por suposta prática de infidelidade partidária. O PMDB também pretende acionar a Justiça cobrando a vaga de Felipe Leitão, alegando que com a cassação do seu mandato, os votos dele são considerados nulos e, com isso, entraria um representante do partido.
Comentários