POLÍTICA
Temer sanciona extinção de quase 61 mil cargos públicos federais
Decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10).
Publicado em 10/01/2018 às 10:37 | Atualizado em 10/01/2018 às 12:49
O presidente Michel Temer (MDB) determinou a exoneração de 60.923 cargos públicos do Poder Executivo. O decreto presidencial, publicado na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU), faz parte do pacote de iniciativas para conter gastos com pessoal anunciados pelo governo federal há cinco meses.
Segundo o Ministério do Planejamento, 37,8 mil dos cargos que serão extintos estão vagos. Os demais serão fechados à medida que os funcionários forem se aposentando ou deixarem o serviço público.
O corte inclui profissões consideradas obsoletas, como telefonista, editor de vídeo tape, assistente de som, datilógrafo e digitador. São postos que exigem escolaridade até ensino fundamental ou médio, voltados a atividades auxiliares e cujas funções têm sido atendidas pela modernização.
Concursos
O decreto também veda a abertura de concurso público para determinadas funções. No caso de concursos em andamento, a medida barra vagas além das previstas nos editais. Os órgãos e entidades públicas terão até 19 de fevereiro para informar o Ministério do Planejamento sobre os concursos abertos que envolvem os cargos englobados pelo decreto do governo federal.
Comentários