icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Toquinho apresenta o melhor da MPB nesta sexta em JP

Show acontece às 20h no teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. No repertório, grandes sucessos “Aquarela”, “Tarde em Itapoã”,  “O Caderno” e muito mais.

Publicado em 02/07/2010 às 8:20

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

Toquinho está de volta à Paraíba. Nesta sexta-feira (2), ele subirá ao palco e se apresentará com o seu violão. Virá acompanhado pelo velho parceiro Carlinhos Vergueiro e a cantora Vanda Breder. O repertório? O cantor e compositor costuma dizer que tem um ouvido muito atento à plateia.

Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural

A base das canções será uma retrospectiva com os grandes sucessos. Mas se o público gostar de canções mais antigas, as terá. Se apreciar composições mais novas, Toquinho tocará conforme a música. É assim. O gentleman da música popular brasileira presta muita atenção ao que o seu público ouve.

Dedicação talvez seja a palavra mais apropriada para definir o trabalho de Antonio Pecci Filho, o famoso Toquinho. Quando era criança costumava ser o primeiro da turma. Só que isso tinha um efeito negativo.

A pressão que o futuro músico punha em seus ombros era tanta que a mãe, dona Diva Bondeolli deu uma ordem um tanto esquisita: se você tirar um dez, fica de castigo. Vendo que a situação não melhorava, a mãe perguntou o que o filho queria para relaxar. O menino não teve dúvidas: “quero aprender a tocar violão”.

Quem imaginou que Toquinho iria simplesmente fazer do violão um brinquedo, se enganou. Entusiasmado com o que ouvia de João Gilberto, Carlinhos Lyra, o menino tirava o sossego de dona Aurora, sua primeira professora de violão. Chegou um momento em que ela abriu o jogo: não tenho capacidade para acompanhá-lo. Ela não sabia aqueles acordes dissonantes da turma da Bossa Nova. Recomendou que Toquinho procurasse um mestre que pudesse ensiná-lo.

A presteza ao violão será demonstrada nesta sexta em João Pessoa. Além das canções de sucesso, que embalaram gerações como “Aquarela”, “Tarde em Itapoã”, “Regra-três”, “O Caderno”, Toquinho também apresentará canções instrumentais, talvez uma faceta não tão popular do compositor, embora seu primeiro disco, O violão de Toquinho, de 1966, seja instrumental.

Parcerias

Algumas das principais canções de Carlinhos Vergueiro foram feitas com Toquinho. É o caso de “Por que será”, dos dois com Vinícius de Moraes. Ainda com Toquinho, Carlinhos fez “Camisa molhada”. Vergueiro ainda é co-autor de “Torresmo a milanesa” (com Adoniran Barbosa) e autor de “Como um ladrão”.

Carlinhos Vergueiro iniciou a carreira artística em 1973, gravando dois compactos, quando ainda trabalhava na Bolsa de Valores de São Paulo. Em 1974 lançou Brecha, seu primeiro LP, e passou a viver exclusivamente de música. Tornou-se mais conhecido do grande público ao vencer o “Festival Abertura” em 1975, na Rede Globo, com a música “Como um ladrão”.

Teve a honra de ter trabalhado com Cartola e Nélson Cavaquinho e o prazer de ser parceiro de Adoniran Barbosa. Produziu discos do compositor paulista Geraldo Filme (1980), o último disco de Nélson Cavaquinho (1985), Ópera do Malandro, de Chico Buarque (1985) e Candeia (1986), reunindo sambas inéditos deste compositor.

Além de Toquinho e Vinicius, foi parceiro de Chico Buarque, Sueli Costa, J. Petrolino, Paulo César Pinheiro, Elton Medeiros, João Nogueira e Paulinho da Viola, entre muitos outros.

Serviço

Show de Toquinho
Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego
Às 20h
Ingressos à venda na loja Amaryllis, localizada na avenida Edson Ramalho, 445, Manaíra. As entradas são adquiridas por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Mais informações pelo telefone (83) 3247-5800

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp