POLÍTICA
Juiz explica como será diplomação depois da PEC dos vereadores
PEC dos vereadores prevê que mais 7.343 vereadores assumam cargos. Diplomação dos eleitos acontece nesta quinta na Estação Ciência.
Publicado em 18/12/2008 às 11:46
Da Redação
O prefeito reeleito em João Pessoa, Ricardo Coutinho, o vice-prefeito, 21 vereadores eleitos e mais 16 suplentes de vereador vão ser diplomados às 17h desta quinta-feira (18). A solenidade vai acontecer na Estação Cabo Branco.
Perguntado sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que aumenta o número de vereadores e foi aprovada no Senado na madrugada desta quinta, o juiz eleitoral Aluízio Bezerra afirmou que, enquanto não for promulgada a lei que aumentou o número de vereadores, serão diplomados como vereadores apenas os 21 eleitos.
O juiz explicou que com a diplomação dos suplentes, os beneficiados com a nova lei não serão prejudicados caso o TSE entenda que o aumento no número de vereadores seja válido já para a eleição 2008. Inclusive, também deve ser divulgado os seis nomes que assumem o cargo na Câmara Municipal de João Pessoa e os sete de Campina Grande.
Um artigo na PEC prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse em 2009. A assessoria do TSE afirmou que o Tribunal ainda não emitiu o entendimento sobre a lei. Dependendo do entendimento do TSE, o aumento de vereadores pode passar a valer somente para as eleições de 2012.
Com o aumento, o número de vereadores na Câmara Municipal de João Pessoa passa de 21 para 27, (um aumento de 28,6%). Já na Câmara de Campina Grande o número passa 16 para 23 (aumento de 43,8%).
Em João Pessoa, caso a PEC se aplique aos eleitos em outubro, assumem vaga na câmara Pastor Edmilson (PRB), Padre Adelino (PSB), Raoni (PDT), Tavinho (PTB), Bosquinho (DEM) e João Almeida (PMDB).
Comentários