POLÍTICA
Parlamentares vão cobrar de Dilma obras do Porto
Faltam mais de R$ 60 milhões para concluir a dragagem do porto de Cabedelo
Publicado em 26/01/2012 às 8:00
Faltam mais de R$ 60 milhões para concluir a dragagem do porto de Cabedelo, paralisada desde agosto do ano passado. Esse é o valor estimado para derrocar (destruir, remover) 160 mil metros cúbicos de material duro (argila rígida) encontrado a mais, isto é, que não estavam inicialmente previstos. A revelação, feita pela empresa Enterpa Engenharia Ltda., responsável pela dragagem, veio à tona durante sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, com a presença de deputados estaduais, parlamentares da bancada federal paraibana, autoridades governamentais, portuárias e representantes da sociedade civil organizada. O senador Cícero Lucena (PSDB) aproveitou para resgatar um velho projeto: defendeu a construção do porto de águas profundas da Paraíba.
“Acredito que o porto de Cabedelo tem um potencial muito grande, mas não é suficiente para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse Cícero. Para o tucano, é preciso potencializar o porto de Cabedelo, mas, ao mesmo tempo, planejar e iniciar um porto de águas profundas. A ideia também foi defendida pelo líder da oposição na Assembleia, André Gadelha (PMDB), recordando que o projeto foi defendido no governo estadual passado, de José Maranhão (PMDB).
O diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome, admitiu a possibilidade. “O Brasil tem 8.500 quilômetros de costa, nunca é demais se pensar em mais portos para o Brasil. Então, por que a Paraíba não pode ter dois, para servir ao Nordeste?”, argumentou, afirmando que o governo pretende investir na infraestrutura do Estado. Mas, Wilbur esclareceu que esse é um projeto da Paraíba, apesar de ter sido levantado como bandeira em campanhas políticas. “O projeto do porto de águas profundas existe há três gestões”, disse.
Parlamentares de oposição e de situação declararam que vão se unir em torno da causa do porto de Cabedelo, para reivindicar à presidente Dilma Rousseff (PT) a retomada das obras de dragagem, que estão 91% executadas, restando 9% para serem concluídas.
“Essa não é uma causa cabedelense nem paraibana. Esse porto vai fazer com que haja um desenvolvimento de Cabedelo, da Paraíba e do Nordeste”, afirmou o líder do governo na Assembleia, deputado Hervázio Bezerra (PSDB).
O líder da oposição, deputado André Gadelha (PMDB), ratificou a união dos parlamentares. “A Assembleia está unida. Estamos unidos, neste momento, porque acredito que o porto seja a entrada e saída de riquezas, para a geração de renda e emprego”, disse.
Hoje, o Porto de Cabedelo, que tem nove metros de calado, recebe embarcações com até 35 mil toneladas de carga. Após a conclusão das obras, ampliando o calado para 11 metros, a Paraíba poderá receber navios com 50 a 60 mil toneladas. Isso significa que, em termos de capacidade operacional, o porto de Cabedelo ficaria entre os seis portos públicos de maior profundidade, segundo o presidente do Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo, Márcio Madruga. A sessão foi presidida pelo deputado Ricardo Marcelo (PSDB) e prestigiada pelas bancadas estadual e federal.
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