ECONOMIA
Cartão tem maior taxa de endividamento de JP
Com altas taxas de juros, o atraso no pagamento da fatura pode deixar a conta bem maior do que o consumidor esperava.
Publicado em 18/12/2011 às 8:00
Visto como uma alternativa para garantir vendas seguras, os cartões de crédito têm sido por outro lado o maior fator de endividamento dos consumidores da região metropolitana de João Pessoa. Com altas taxas de juros, o atraso no pagamento da fatura pode deixar a conta bem maior do que o consumidor esperava.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep), na Grande João Pessoa, a maior parte dos consumidores com contas atrasadas ficou endividada por causa de atrasos no pagamento de faturas de cartão de crédito.
Considerado o “vilão” da dívida no mês de outubro, na média geral, o percentual de consumidores que se endividaram a partir de contas feitas com cartão de crédito chega a 76,6%, sendo que na divisão feita por faixa de renda este percentual chega a 88,5% entra as pessoas que recebem até dois salários mínimos.
No ranking das dívidas dos pessoenses, na média geral (considerando todas as faixas de renda), em segundo lugar apareceu o financiamento de carro ou moto (28,53%) e em seguida vem o cartão de loja (19,55%).
Comentários