icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Alpargatas vai ampliar fábrica

Diretor presidente revelou que a unidade de Campina Grande, que fabrica 90% das havainas do país, terá novos investimentos.

Publicado em 02/12/2012 às 13:13


Concentrando 95% das exportações de calçados do Estado este ano, a indústria Alpagartas prepara nova ampliação em Campina Grande. A fábrica, que concentra a maior parte da produção das sandálias das havaianas do país, carro-chefe da empresa, deve receber, em 2013, investimentos para aumentar a capacidade de produção e a qualidade da mão de obra. “Valores são segredo de estado”, conforme afirmou o diretor-presidente da Alpagartas S/A, Márcio Utsch.

Segundo o empresário, os investimentos serão suficientes para tornar a fábrica ainda mais consolidada na Rainha da Borborema, fomentando a economia local, especialmente com a geração de empregos. Quem imaginava que a abertura de uma nova fábrica da Alpargatas em Minas Gerais estivesse ameaçando a permanência da unidade em Campina se equivocou.

“Nenhuma fábrica na Paraíba será transferida ou fechada. A perspectiva é de mais investimentos para o próximo ano, com ampliação da empresa em Campina Grande”, disse Márcio Utsch.

Para se ter uma ideia da importância da fábrica na cidade, a unidade campinense é responsável por 90% da produção nacional das Havaianas e gera 6,5 mil empregos diretos e mais de 2,6 mil indiretos. É a maior indústria existente na Paraíba.

A unidade campinense, além de deter a maior produção das sandálias Havaianas, tem o suporte de outras fábricas satélites, localizadas em nove municípios paraibanos, para a confecção de outros produtos da marca Alpagartas. Trimestre a trimestre, a empresa registra crescimento na produção de sandálias, calçados e acessórios com a marca Havaianas.

Somente em exportação de janeiro a outubro, a Alpargatas vendeu US$ 87,711 milhões, somando mais de 23 milhões de pares, expansão de 37,44% sobre o ano passado, o que coloca a Paraíba na segunda posição do ranking nacional das exportações de calçados. A Alpargatas também é responsável por 44% de todas as exportações do Estado este ano, segundo dados até outubro do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic).

Quatro fatores contribuíram para esta alta, de acordo com os dados de divulgação de resultados da Alpagartas: o sucesso da coleção 2012/2013, cujas vendas começaram em julho; o incremento das vendas dos calçados Soul Collection, que têm despertado maior interesse dos consumidores pela marca; o maior número de lojas de franquias Havaianas e o investimento em publicidade.

Atualmente, a Alpagartas possui uma receita que gira em torno de R$ 500 milhões por trimestre, em moeda nacional, o que equivale a 68% do total da receita da empresa, uma vez que os outros 32% são de moeda estrangeira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp