icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Exportação de calçados recua

 Dados mostram que exportações de calçados no estado recuou 33,1% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Publicado em 24/02/2012 às 6:30


O ano de 2012 começou com grande redução nas exportações de calçados na Paraíba. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados), em janeiro deste ano, a quantidade ficou em 1,670 milhão de pares exportados saindo da Paraíba contra 2,509 milhões do mesmo mês do ano passado, o que representou uma queda de 33,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A queda nas exportações acarretou também a redução no valor do faturamento com as vendas para países estrangeiros em 38,8%, fechando em US$ 5,465 milhões ante US$ 8,925 milhões de janeiro de 2011. No ano passado, apesar da redução na quantidade de pares exportados, o faturamento registrou crescimento em comparação com 2010 (8,4%), revelando o aumento do valor agregado dos calçados fabricados na Paraíba, em janeiro deste ano a redução no faturamento foi ainda maior que a retração no volume de vendas, chegando a 38,8%.

Apesar das reduções, a Paraíba continua ocupando a segunda colocação em volume de pares exportados, ficando atrás apenas do Ceará. A segunda colocação foi conquistada no último trimestre de 2011, quando a Paraíba superou o Rio Grande do Sul na quantidade de pares vendidos para outros países. A manutenção da posição aconteceu porque a retração nas exportações do setor calçadista foi ainda maior no estado do Sul do país, chegando a 45%.

Com relação ao faturamento, as empresas paraibanas, lideradas pela Alpargatas, ocupam apenas a quarta colocação no ranking nacional, atrás do Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba, Eduardo Souto, proprietário dos calçados Havaí, entende que esta redução se deve à situação econômica da Europa, onde estão os principais clientes das indústrias brasileiras. “Desde 2011, os europeus não estão absorvendo muitos produtos externos. Mas a expectativa é que este ano seja de recuperação destes países e eles voltem a importar”.

Souto também destacou a concorrência com a China como outro ponto crítico nas exportações dos calçados. “Os chineses produzem a custo muito baixo, com mão de obra disponível 16h por dia e com vendedores espalhados pelo mundo”, ressalta Eduardo.

Esta disputa de mercado acontece também dentro do Brasil, segundo Eduardo Souto.

“Em todo comércio ambulante, estão os produtos chineses. Mas o Brasil tem criado barreiras fiscais e nossa esperança é voltar a ocupar o espaço dentro do país, melhorando nossos números neste ano”, destacou o representante dos calçadistas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp