ECONOMIA
Reajuste do IPTU de CG em 2012 é de 6,64%
Com o reajuste de 6,64% do IPTU em Campina Grande, estima-se que as receitas geradas devam somar R$ 22 milhões.
Publicado em 10/12/2011 às 6:30
Os proprietários de imóveis em Campina Grande deverão desembolsar valores 6,64% maiores no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no próximo ano. O reajuste foi definido ontem à tarde e corresponde, de acordo com a Secretaria de Finanças do município, ao índice inflacionário dos último doze meses. Quem quitar os débitos até o próximo dia 4 de março terá descontos de até 25%. As estimativas são de que o município arrecade até R$ 22 milhões com o pagamento do imposto.
“Vale destacar porém que estamos com um Refis em andamento até o fim deste mês, que permite que aquelas pessoas que possuem débitos com o poder público possam quitá-los sem pagar multas ou correção monetária. E mesmo assim, pelo programa ainda é possível dividir os valores em atraso”, explicou o diretor de arrecadação da Secretaria de Finanças do município, Hércules Lafite.
O reajuste também é baseado no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o próximo ano, a projeção feita pela prefeitura é de que sejam distribuídos 135 mil carnês, dois mil a mais que este ano, quando foram entregues 133 mil, que começam a ser entregues em fevereiro.
Para quem possui imóvel, como o funcionário público Geovane Lacerda, dono de uma casa localizada no bairro do Cruzeiro, o reajuste deverá significar uma preocupação a mais no orçamento familiar. “Apesar de todos os anos já nos programarmos para esse reajuste, que é normal em todas as cidades, fica sempre mais caro, como tudo nesse país”, comentou.
Comentários