7 motivos para ter um animal de de estimação

7 motivos para ter um animal de de estimação
Ártemis e Fabi – arquivo pessoal

Quantas vezes você já se deparou com um vídeo fofo na internet de um filhote engraçadinho e ficou rindo sozinho? Ou parou na rua para brincar com um cachorro?
Vários estudos na área da saúde mental comprovam que ter um animal em casa traz inúmeros benefícios.

Vamos conhecer alguns deles?

  1. Manutenção da rotina. Ter que alimentar, passear e cuidar de um pet te auxilia a criar uma rotina mais estruturada, contribuindo para o aumento do foco e dando um propósito à sua vida.
  2. Redução do estresse e ansiedade. A presença de um animal de estimação está relacionada à diminuição de algumas taxas como pressão sanguínea e colesterol.
  3. Diminui a solidão. Pets são companhias para dividir o dia a dia.3.
  4. Estímulo para atividade física – seja uma boa caminhada diária ou a prática de algum esporte com seu pet. Ter um animal de estimação faz com que o tutor tenha necessidade de sair com ele em alguns momentos, diminuindo o sedentarismo.
  5. Influencia positivamente na auto estima. Pets amam incondicionalmente, sem julgamentos, refletindo no aumento da estima do tutor, que se sente acolhido e amado.
  6. Auxilia na vida social. Tutores de pets tendem a se conectar com outros tutores, seja no passeio, em pet shops e/ou em centros de treinamento, promovendo um aumento do círculo social.
  7. Aumento do senso de responsabilidade. Assumir o comprometimento com um pet auxilia no desenvolvimento da responsabilidade, refletindo no aumento de comprometimento com outras áreas.

Além desses motivos todos, devemos lembrar também dos cães de assistência que auxiliam pessoas com deficiências a interagirem melhor com o mundo ao redor.
E aí, ter um pet é ou não é muito saudável?