O papel dos cães de serviço no autismo

Em 2007 a ONU determinou que o dia 02 de abril seria o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

A data foi criada com o objetivo de diminuir o preconceito acerca do tema e difundir informações sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde, do Ministério da Saúde, O TEA é um “problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções.”

O autismo hoje é compreendido como um espectro e possui várias manifestações diferentes, com sinais mais evidentes ou menos evidentes em cada indivíduo; podemos ver autistas com altas habilidades, outros com deficiência intelectual, verbais ou não verbais, tranquilos ou hiperativos.

Os cães de serviço podem auxiliar crianças e adultos autistas de muitas formas, desde que sejam devidamente treinados e certificados para exercer tais funções.

O papel dos cães de serviço no autismo

Independência

Os cães de serviço podem ajudar uma pessoa autista a desempenhar funções que podem ser consideradas desafiantes, como estar em um ambiente diferente, frequentar escola/universidade e, dependendo do nível de suporte, até mesmo ficar e morar sozinho, visto que alguns são treinados para executar tarefas simples como pegar objetos, remédios, abrir portas. Crianças que apresentam o comportamento de sair correndo, fugir, também podem ser beneficiadas pelo cão de serviço que pode não só impedir a fuga como levá-la para perto dos responsáveis.

 Segurança

Dentre as funções que um cão de serviço pode executar estão reconhecer os sinais de uma crise e interrompê-la, impedir autoagressão, oferecer suporte durante o sono e reduzir o estresse e ansiedade em consultas médicas e ambientes escolares.

Aumento da interação social

Ter um cão de serviço pode contribuir para a melhora da comunicação e interação social da pessoa autista.

Sobre os cães de serviço

No Brasil existem alguns institutos que preparam, treinam, certificam e doam cães de assistência gratuitamente. Para receber um cão de assistência, é necessário preencher os formulários disponibilizados por esses institutos, anexar documentos como laudos médicos e provar que tem as condições necessárias para arcar com os custos do cão (alimentação, higiene. saúde).

Caso você veja um cão de serviço/assistência trabalhando, não interaja e evite se aproximar com o seu cão; naquele momento ele precisa estar com a atenção totalmente voltada ao seu tutor e qualquer distração pode ser prejudicial.