Fabi Cavalcanti
Miguel Cavalcanti

Frisbee: da brincadeira à competição

Seguindo na série de esportes com cães, trazemos hoje o frisbee ou disc dog.

É comum tutores utilizarem o frisbee para brincadeira de “pega e trás” , mas essa brincadeira é um esporte bastante praticado nos Estados Unidos e Europa, sendo dividida em três modalidades: arremesso à curta distância ou precisão, estilo livre e longa distância e é praticado em dupla de cão e humano. 

Curta distância ou precisão

Nessa modalidade, a dupla tem 60 segundos para que o cão pegue a maior quantidade possível de discos lançados e leve-os para o humano.

Apenas um disco é utilizado nesse modalidade e os pontos são distribuídos de acordo com a distância de lançamento (que aqui não ultrapassa 50 metros de distância), pegadas no ar e quantidade de vezes em que o disco foi pego. 

Estilo livre ou freestyle 

Na modalidade freestyle, a dupla associa as jogadas dos frisbees à uma coreografia e à música e os participantes têm de 30 segundos a três minutos para apresentar sua performance.  

A dupla é avaliada por sua capacidade atlética e performática e pelo grau de dificuldade.  

A variedade de movimentos e a velocidade de pegadas múltiplas de discos torna esse evento bastante atrativo e divertido para o público. 

Arremesso à longa distância 

Essa modalidade é disputada por quatro times e, em cada round uma equipe é eliminada até que sobrem duas que irão para a final. 

Cada competidor pode competir apenas com um cão, podendo o mesmo cão ser compartilhado por dois competidores. 

Os cães podem cruzar a linha de partida antes dos discos serem arremessados, mas não poderão parar para esperá-lo cair – se o cão retornar pro humano ou esperar pelo disco, esse arremesso é anulado. 

O objetivo é arremessar o disco na maior distância em que o cão consiga buscar. 

Essa é a única modalidade que é separada por gênero. 

Para a prática do frisbee como esporte, o cãozinho deve ter um atestado de saúde e ter mais de 1 ano de idade para que não haja prejuízo às suas articulações. 

E aí, já jogou frisbee para seu cãozinho?? 

Veja também  Como manter a decoração de Natal em casas com cães e gatos?