Dia Mundial do Gato: vídeo revela mitos que você acreditou sobre os bichanos

Como forma de conscientizar os leitores, o JORNAL DA PARAÍBA listou alguns mitos sobre a espécie.

Foto: Luana Silva/Jornal da Paraíba

17 de fevereiro é o Dia Mundial do Gato! A data objetiva conscientizar as pessoas sobre a importância de manter os bichanos seguros, longe da violência que ainda é tão presente na realidade desta espécie.

Como forma de conscientizar também os leitores, o JORNAL DA PARAÍBA listou alguns mitos sobre os gatos e, com ajuda da especialista Fabi Cavalcanti, do blog Caderno Animal, te explica o porquê dessas informações serem consideradas falsas. Confira:

Mito 1: “gatos são frios e traiçoeiros”

Os gatos são carinhosos e amorosos, mas do jeito deles. A demonstração de afeto da espécie é diferente da de outros animais, como os cães, em virtude da sua recente domesticação, e por isso, eles podem demorar um pouco mais a manifestar afeto aos seus tutores.

Mito 2: “gatos só gostam da casa”

Não! Os gatos podem ser bem grudados nos humanos, e diferente do que se pensa, eles não se importam apenas com o conforto proporcionado pelo lar que os adota.

Mito 3: “gatos transmitem doenças”

Qualquer animal pode transmitir doença, assim como os humanos também podem. Pelo fato dos gatos serem hospedeiros de algumas doenças, eles foram “culpados” por sua transmissão. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, eles não são unicamente responsáveis pela transmissão.

Mito 4: “cães e gatos são inimigos”

Mentira! Os gatos podem se dar bem com cachorros e com vários outros animais, sim! É preciso que ele se adapte ao ambiente e aos demais animais que convivem com ele no local, para assim, ter uma convivência harmônica.