Luna, a pantera criada como animal doméstico

JORNAL DA PARAÍBA conversou com o veterinário Roberto Citelli, especialista em animais silvestres, para saber se grandes felinos podem ser criados como pets.

Foto: Reprodução/Instagram (@luna_the_pantera)

Grandes felinos podem ser domesticados e criados como pets? Esta é a pergunta que muitos fazem ao ver o perfil “Luna The Pantera”, no Instagram. A pantera negra resgatada na Sibéria vive com a tutora, uma experiente cuidadora de grandes felinos, e a cadela Venza, da raça Rottweiler. Para responder o questionamento, o JORNAL DA PARAÍBA conversou com o veterinário Roberto Citelli, especialista em animais silvestres.

Roberto Citelli explica que os grandes felinos se adaptam bem ao convívio doméstico, mas como são animais que podem causar grande estrago com uma simples mordida ou arranhão, necessitam de muito espaço e do cuidado de alguém com experiência. Além disso, só em casos extremos essa domesticação é aceitável, como é a história de Luna.

“Existem animais que conseguimos domesticar e se adaptam bem, outros não. Os grandes felinos estão entre eles. Esses animais até se adaptam de algum modo, mas vale salientar que uma mordida, arranhão, de um grande felino causa um estrago muito grande. Necessita de uma área grande, condicionamento do animal. Isso apenas pessoas com experiência tem a capacidade de manejar um animal desses”.

Pantera Luna foi rejeitada pela mãe

Pantera Luna
Fotos: Reprodução/Instagram (@luna_the_pantera)

De acordo com o site The Mind Circle, Luna nasceu em um zoológico itinerante, mas foi rejeitada pela mãe. Sua tutora atual foi contratada para cuidar do filhote que sequer conseguia se alimentar sozinha. Luna acabou conquistando a mulher que a levou para casa e decidiu criá-la como seu animal de estimação.

Pelas condições em que Luna nasceu e passou os primeiros meses de vida, dificilmente ela retornaria à natureza. Hoje, a pantera e a cadela Venza brincam na floresta e compartilham uma amizade mais que especial.

O perfil no Instagram já conta com mais de 1,6 milhão de seguidores, que ficam encantados pela fofura de Luna e ao mesmo tempo curiosos com a família inusitada. Em determinados vídeos do perfil, Luna aparece como a típica pantera negra silvestre. Em outras publicações, no entanto, é como um gatinho de tamanho maior.

Acompanhe mais notícias sobre a Luna e outros bichos no Jornal da Paraíba.