Guaxinim foge da Bica, entra em casa e assusta moradores, em João Pessoa

Segundo a assessoria da Bica, o animal, que é chamado de Rei, fugiu do parque após cavar uma brecha no recinto onde fica.

Foto: Márcio José/Arquivo pessoal

Um guaxinim do zoológico do Parque Arruda Câmara (Bica) foi encontrado no quintal de uma casa no bairro do Róger, em João Pessoa, nesta quarta-feira (4). Segundo a assessoria da Bica, o animal chamado Rei fugiu do parque por um erro de manejo. Após a fuga, ele foi para a avenida e se locomoveu até a residência que fica nas proximidades.

Veja o vídeo:

Quem encontrou o animal foi um dos moradores, Márcio José. Em um áudio, ele diz que ninguém conseguiu sair do local para as obrigações diárias por causa do animal. “Como aqui é um condominiozinho, tem vários vizinhos que moram, fica um entra e sai aqui, só que até agora ninguém saiu com medo desse bicho porque ele fica agressivo”.

Segundo a assessoria da Bica, o animal chamado Rei fugiu por um erro de manejo. Conforme Thiago Nery, veterinário do zoológico, o guaxinim estava separado da família porque a fêmea teve um filhote recentemente, e o animal tem histórico de agressividade. Então, ele foi mantido no mesmo recinto, afastado por um cambiamento até se acostumar com o filhote.
Um dos tratadores dos animais ao entrar no espaço, nesta quarta-feira (4), não percebeu a presença do guaxinim e fechou apenas o portão do cambiamento onde estava a fêmea e o filhote, possibilitando a fuga.
A Polícia Ambiental foi acionada para fazer a retirada do animal. Rei já se encontra no Parque Arruda Câmara onde passa por observação médica. O veterinário informou que o guaxinim apresenta um ferimento em uma das patas traseiras e em dois dedos da pata dianteira direita, provavelmente ocasionados pelo contato do asfalto.

O guaxinim é conhecido também como mão-pelada. Outros nomes para o mamífero são cachorro-do-mangue, cachorrinho-guaxinim, cachorro-do-mato-guaxinim, meia-noite, jaracambeva, jaguacampeba, iguanara, jaguacinim e guaxinim-sulamericano . Pode ser encontrado em todo o Brasil, Argentina, Uruguai e Costa Rica.