Onças pardas transferidas para o Parque Arruda Câmara estão adaptadas, diz zoológico

Elas foram transferidas do zoológico Bosque Jacarandá, em Uberaba, Minas Gerais, e precisaram passar pelo processo de adaptação para não ter risco de brigas.

Foto: Divulgação/Semam-JP

As duas onças pardas que chegaram no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, no dia 24 de março de 2022, já estão adaptadas ao ambiente e convivendo com o outro animal da espécie, o macho Petrucio, que faz parte do zoo há mais tempo. Elas foram transferidas do zoológico Bosque Jacarandá, em Uberaba, Minas Gerais, e precisaram passar pelo processo de adaptação para não ter risco de brigas.

Segundo Thiago Nery, chefe do setor de zoológico da Bica, por terem hábitos solitários na natureza, as onças pardas não vivem em bandos.
Por isso, foi necessário elas ficarem em local reservado e passarem primeiro por um trabalho de aproximação, através das grades, ainda na área de cambeamento do recinto, com o macho Petruccio.

O diretor do Parque Arruda Câmara, Rodrigo Fagundes, ressalta que é importante que os visitantes colaborem com a acolhida das duas onças e evitem fazer barulhos.
“Temos regras que visam o bem-estar dos animais, como a não permissão de barulhos em toda extensão do Parque, tanto para não incomodar os animais nos recintos, com os de vida livre do local, mas todos são bem-vindos para conhecer de perto esses animais”, destacou.

Além das duas onças pardas, foi transferida do mesmo zoológico uma irara (animal semelhante à doninha). Segundo a GOL Linhas Aéreas, cerca de 30 pessoas participaram em toda a operação de transporte dos animais, entre Minas Gerais, São Paulo e Paraíba. O transporte foi feito pela unidade de soluções logísticas da empresa, a Gol Log, como cortesia da companhia.