Bica de João Pessoa recebe nova leoa; conheça Mimi

Leoa Mimi foi transferida do zoológico de Teresina, e vai fazer companhia a Leona.

Leoa Mimi é a nova moradora da Bica de João Pessoa – Foto: Patrícia Cantisani/Divulgação

Mimi é a nova leoa do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. A felina, que tem 17 anos, vivia no zoológico de Teresina, no Piauí, e chegou à Paraíba na segunda-feira (29), com o objetivo de fazer companhia a Leona, leoa de 15 anos que já vive na Bica. 

De acordo com o diretor do Parque Arruda Câmara, Rodrigo Fagundes, a expectativa dos técnicos e cuidadores do parque é de que a presença de Mimi ajude a melhorar a qualidade de vida de Leona. “Com a companhia de uma nova amiga, Leona terá a oportunidade de interagir, brincar e estabelecer vínculos sociais, o que certamente contribuirá para sua qualidade de vida e bem-estar”, disse.

O transporte de Mimi foi feito com acompanhamento de uma equipe profissional e não houve intercorrência. A felina, por vir de um zoológico, já está adaptada a uma dieta regrada e de cambeamento.

Leoa Mimi chegou à João Pessoa na segunda-feira (29)
Leoa Mimi chegou à João Pessoa na segunda-feira (29) – Foto: Patrícia Cantisani/Divulgação

“De prontidão, a Mimi já adentrou direto ao seu cabeamento, foi tomar água e cheirar todo o ambiente, mas a gente não faz a aproximação das leoas de imediato, elas ficam sendo aproximadas com muito cuidado e avaliação comportamental por parte da equipe técnica, para ver como os animais se enxergam através das grades. Depois a gente vai aumentando essa interação entre as duas, até chegar ao ponto onde não seja mais necessário separá-las por nenhuma barreira física e daí a Mimi e a Leona possam ser boas amigas na nossa área do parque”, disse Thiago Nery, chefe de divisão do zoológico da Bica.

A apresentação de Mimi ao público vai ser feita após um período de adaptação, que vai permitir que ela se familiarize totalmente com o local. O comportamento de ambas as leoas e a interação entre elas vai ser monitorado pela equipe do zoológico. 

A última companhia de Leona, na Bica, havia sido o leão Simba, que chegou em janeiro de 2021. Porém, o animal já era idoso e tinha um quadro de saúde frágil, e acabou morrendo em março do mesmo ano.