Cacatua: origem, espécies e curiosidades

Conhecida pela crista colorida, cacatua tem origem na Ásia e Austrália, mas se popularizou como animal de estimação. Conheça espécies e curiosidades.

Cacatua de crista amarela (Foto: Freepik)

A cacatua é uma ave exótica, conhecida por uma característica marcante, a crista colorida que parece com um topete ou um cabelo estilo moicano. Por ser um animal bonito, sociável e inteligente, se popularizou como animal de estimação em várias partes do mundo.

Qual a origem da cacatua?

As cacatuas são aves psitaciformes, pertencentes à família Cacatuidae, e têm origem no Sudeste Asiático e da Austrália. No Brasil, são aves consideradas exóticas e só podem ser adquiridas em locais com regularizados pelo IBAMA.

Essas aves vivem em bandos grandes e se alimentam principalmente no solo, são especializadas em comer sementes e quebrar nozes.

Espécies de cacatua

Existem 21 espécies desta ave, cada uma com suas próprias características e necessidades específicas. As aves medem em média de 40 cm a 50 cm e pesam entre 500 g e 900 g. A cor pode variar entre branco, rosa ou creme.

Alba

A espécie Alba possui penas todas brancas e o bico acinzentado. Os olhos variam entre castanho e preto. São aves de médio porte e os machos geralmente apresentam uma cabeça mais larga e um bico mais comprido do que as fêmeas.

Rosa

A espécie  rosa ou do Major Mitchell é natural das áreas semi-áridas da Austrália. A ave apresenta coloração salmão no peito, abdômen e cabeça. Também possui penas de cor branca na parte mais abaixo do abdômen e no interior das asas.

Preta ou de cauda vermelha

A cacatua-negra, também conhecida como de cauda vermelha, é uma espécie que possui dimorfismo sexual, fêmea e macho são diferentes.

Os machos apresentam penas pretas, com exceção de algumas penas da cauda que são de um tom de vermelho bem brilhante. Já as fêmeas, possuem penas de cor marrom escuro e podem apresentar algumas listras alaranjadas na cauda e no peito. A cabeça e as asas são salpicadas de pintinhas amarelas.

Corella ou sanguinea

Também conhecida como sanguinea, a Corella possui uma crista pequena em relação às outras espécies e geralmente permanece baixa. A ave tem penas rosa-salmão na região da bochecha, cauda amarelo claro, bico branco acinzentado e parte ao redor dos olhos é azul.

De crista amarela

A crista amarela pode atingir até 50 centímetros de comprimento e pesar cerca de 900 gramas. A ave possui penas brancas que dão destaque a crista amarela. As pernas, bico e olhos são pretos.

Cacatua: curiosidades

Uma curiosidade das cacatuas é que estas aves demonstram seu estado de humor ou de excitação através do movimento da crista.

  • Crista eriçada: animação ou alerta
  • Crista relaxada: feliz e tranquila
  • Crista deitada: tensão

São aves diurnas, sociáveis e capazes de aprender truques. No geral, são dóceis, carinhosas e gostam de companhia e atenção. Esta espécie é monogâmica e vive sempre com o mesmo parceiro.

Cacatua fala?

As cacatuas são animais inteligentes e conseguem copiar melodias, sons de outros animais e até mesmo a voz humana. Estas aves podem aprender e reproduzir algumas palavras, mas têm dificuldades em reproduzir frases completas, como os papagaios.

Cacatua filhote: quais os cuidados?

Filhotes necessitam de muito cuidado e atenção. Por serem aves relativamente grandes e ativas, precisam de um espaço grande para brincar e gastar energia. Brinquedos também são úteis para gastarem energia, esta espécie gosta de aparafusar, desatarraxar, tirar botões, abrir mosquetões ou portas, desamarrar nós e outras atividades parecidas.

Sendo naturais de regiões tropicais, gostam de temperaturas altas e ambientes úmidos. Ambientes com vento excessivo pode comprometer a saúde dessas aves. Já em dias secos e quentes, é importante borrifar um pouco de água sobre suas penas para amenizar a sensação de calor.

Alimentação

Uma das primeiras coisas que precisam de cuidado é a alimentação. Estas aves comem sementes e frutas na natureza, mas as que vivem como animal de estimação, devem ser alimentadas com ração própria e podem precisar de vitaminas indicadas por um médico-veterinário especializado em aves. Frutas, vegetais frescos e sementes podem balancear o cardápio.

Quantos anos vive uma cacatua?

As cacatuas são aves de vida longa, mas a expectativa de vida pode mudar de acordo com a espécie e qualidade de vida do animal. Geralmente, eles vivem entre10 e 60 anos.

Expectativa de vida

A cacatua tem uma expectativa de vida que varia de 30 a 75 anos.

Cacatua do filme Rio

cacatua do filme Rio, Nigel
Nigel, a cacatua do filme Rio. (Foto: Reprodução/YouTube)

Dentre as cacatuas mais famosas está o personagem Nigel, que aparece como antagonista nos filmes Rio (2011) e Rio 2 (2014), é uma cacatua-de-crista-amarela, natural das Ilhas Molucas, Austrália. Apesar de ser um personagem agressivo que ajuda os traficantes de aves, tem uma personalidade sociável e brincalhona.

Veja fotos de cacatua

Confira uma galeria de fotos abaixo.

Cacatua: origem, espécies e curiosidades
Cacatua Moluca. (Foto: krys Carneiro/JORNAL DA PARAÍBA)
Cacatua: origem, espécies e curiosidades
Cacatua de crista amarela. (Foto: Freepik)
Cacatua: origem, espécies e curiosidades
Cacatua preta. (Foto: Pexels/James Lee)
Cacatua: origem, espécies e curiosidades
cacatua rosa. (Foto: Pexels/ Roderick Salatan)

Resumo

Nesta reportagem você leu sobre as cacatuas, aves exóticas e fascinantes que conquistaram o coração das pessoas ao redor do mundo. Com cristas coloridas e personalidades cativantes, elas se tornaram populares como animais de estimação.

Originárias do Sudeste Asiático e da Austrália, essas aves vivem em bandos e são especialistas em se alimentar de sementes e quebrar nozes. Com 21 espécies diferentes, cada uma com suas características únicas, os animais apresentam uma variedade de cores e tamanhos, sendo também conhecidas por sua inteligência e habilidade de aprender truques. Elas têm a capacidade de imitar melodias, sons de outros animais e até mesmo a voz humana.

No entanto, é importante ressaltar que ela requer cuidado e atenção. Estas aves precisam de espaços amplos para se exercitar, brinquedos para estimular sua mente e uma dieta equilibrada para garantir sua saúde. Além disso, é fundamental criar um ambiente adequado, com temperaturas agradáveis e umidade suficiente. Com expectativa de vida que varia de 30 a 75 anos, as cacatuas são companheiras de longo prazo, exigindo um compromisso duradouro.

Portanto, se você pensa em ter uma cacatua como animal de estimação ou quer saber mais sobre estas aves e outros animais, acompanhe conteúdos especializados no nosso blog Caderno Animal.