O perigo mora ao lado – como evitar acidentes domésticos com cães e gatos?

Cães, gatos e até aves estão sujeitos a inúmeros acidentes domésticos como queimaduras, ingestão de objetos e/ou substâncias tóxicas, quedas, fugas,…

Muitas vezes estamos tão preocupados com os riscos externos que não nos damos conta de que nossa casa pode ser um local perigoso para nossos animais, principalmente se estivermos falando de filhotes e animais que ficam sozinhos.

Confira alguns fatores que mais causam problemas para pets dentro de casa: 

Medicamentos expostos

Procure deixar remédios, tanto de uso veterinário ou para humanos, em locais altos e fechados para evitar uma ingestão acidental que pode ser fatal para seu bichinho. 

Produtos de limpeza 

Você pode achar que esses produtos não oferecem riscos porque tem cheiro forte e os pets não costumam nem gostar; mas acredite, animais são como crianças, podem fazer coisas inusitadas e não vale a pena confiar que ele não seria capaz de pegar uma garrafa de desinfetante para brincar e lamber sem querer. 

Fios e linhas 

Esses são objetos que podem ser bastante perigosos. Os fios podem dar choque ou causar um curto circuito e a ingestão de linhas pode resultar em cirurgia, dependendo de onde ela se aloje no trato digestivo do animal. 

Objetos pequenos, pontiagudos e vidro

Todo cuidado é pouco quando se trata de filhotes e objetos pequenos. É comum que eles engulam, acidentalmente, alguns pedaços de brinquedos, espuma, plástico, agulha, coisas que caem no chão e eles, curiosos, querem brincar. 

Janelas sem tela de proteção 

Cães e gatos são muito curiosos – gostam de olhar a vizinhança, observar o movimento da rua. 

Se num desses dias de fofoca na janela passar algum bicho ou algo que chame muito a atenção de seu bichinho, pode ser que ele não relute em pular; mesmo de um andar alto. 

Mobília alta, pet pequeno 

Quedas do sofá e da cama também podem ser arriscadas. O animalzinho, ao pular de um local alto, pode quebrar uma patinha ou dar um jeito na coluna. 

Procure não deixar o seu bichinho nesses locais mais altos sem supervisão. 

Plantas tóxicas 

Algumas plantas comuns como jiboia, samambaia, espada de São Jorge, azaleia e outras são venenosas para animais. Evite que seu pet tenha acesso a elas na casa. 

Animais podem ser vítimas de uma gama de acidentes domésticos. Observe sua casa, retire do alcance de seu animal de estimação tudo que poderia ser prejudicial a ele e faça as mudanças necessárias para que sua casa seja um local seguro.