Como proteger meu pet dos fogos da virada de ano?

Chegamos ao final de mais um ano e, com ele, surgem as festas de réveillon cheias de brilho, visitas, comidas gostosas e o terror da maioria dos animais – os fogos!

Muitos cães, gatos e aves sofrem com o barulho estrondoso dos fogos; alguns se machucam tentando escapar por janelas ou portões, outros conseguem fugir de casa, correndo o risco de atropelamento ou se perdem e alguns chegam a passar mal, apresentando convulsões e outros probleminhas por causa do medo de fogos.

Vamos conferir algumas dicas pra minimizar o medo do seu bichinho?

* Para quem tem aves, uma sugestão é colocar o viveiro dentro de uma área, fechar as janelas se possível e cobri-los com um lençol ou toalha – deixe um ventilador ligado para que não fique muito abafado.

* Se você tem gatos, deixe uma gaveta ou portas de armário abertas; assim seu gatinho pode se esconder em um local seguro. Verifique que as telas de proteção estão inteiras e, caso alguma esteja danificada, mantenha as janelas fechadas para evitar as tentativas de fuga.

* Evite deixar os cães do lado de fora de casa, arrume um cômodo na casa ou apartamento para que seu cãozinho fique durante os fogos, de preferência sem correntes ou guia. Certifique-se de que não há nenhuma cerca em que ele possa prender a coleira caso tente fugir.

Diminua a luz e, se possível, coloque sons relaxantes para diminuir a ansiedade dele.

Alguns aplicativos de música possuem playlists ótimas, como a Relaxing Your Dog.Relaxing Your Dog.

Como proteger meu pet dos fogos da virada de ano?

Uma outra alternativa para ajudá-lo a relaxar é usar uma amarração de tecidos conhecida como tellington touch, que pode ser feita com um tecido leve ou até mesmo uma atadura de gaze – essa técnica serve para acalmar seu cão durante uma tempestade, fogos ou até mesmo em outras situações de ansiedade ou hiperatividade.

Como proteger meu pet dos fogos da virada de ano?

Se o seu cãozinho for um cão saudável, evite pegá-lo no colo. Conforte-o no chão e tente transmitir pra ele que está tudo bem. É importante que ele se sinta seguro mas sem associar os fogos a um perigo extremo.

* Não me medique seu pet! Deixe isso para seu veterinário de confiança, caso ele apresente alguma questão de saúde que se agrave durante os fogos.

* Se o seu animalzinho não tem medo de fogos, ótimo! Ajude-o a continuar assim!

Um pouco antes do foguetório, ofereça um chifre ou casco de boi/búfalo recheado com um patê caseiro bem gostoso, pé de galinha desidratado ou algum outro mordedor desidratado ou osso recreativo – dessa forma ele criará uma boa associação e terá menos chance de desenvolver medo desses barulhos (isso também serve pra tempestades!

Como proteger meu pet dos fogos da virada de ano?

Sugestões para o patê caseiro: 

– Fígado moído batido com batata doce ou abóbora

– Creme de ovos com iogurte ou batata doce

Os cascos, chifres e outros mordedores você pode encontrar clicando AQUI!

Desejamos a todos vocês boas festas e um 2022 repleto de alegrias, saúde, esperança e muitos lambeijos!!!

Fabi e Miguel!