Seu cachorro costuma passear?

Muitas pessoas relatam pra gente os problemas que passam com seus cães.

Cães que latem muito, que destroem as coisas em casa, que se lambem sem parar e que já levaram a vários veterinários e não tem nenhum problema de saúde.

Aí perguntamos “seu cachorro costuma passear?” A resposta é quase sempre a mesma…”ele sai quando eu tenho tempo” ou “todo sábado levo pra pet shop pra tomar banho” ou “ele só sai pra fazer xixi” ou “minha casa é grande, ele tem muito espaço”.

Vamos esclarecer alguns pontos:

1. Passeio do xixi não vale

O passeio do xixi não é um passeio que podemos chamar de estimulante, que promove algum gasto de energia e distração. O cão desce, faz as necessidades em locais conhecidos, às vezes dá uma voltinha onde anda quase todos os dias e volta pra casa.

2. Passeios que não são para o cão

Passeio pro banho e passeio no shopping não são passeios para o cachorro. São pra satisfazer as vontades do tutor. Nesses passeios os cães não tem as suas necessidades supridas e muitas vezes ainda passam por situações de estresse por estar em um ambiente que não é propício pra ele.

3. Ter espaço em casa não quer dizer nada

Você pode morar em um palácio, se não oferecer o mínimo do que seu cão precisa, ele será um cão infeliz. E isso vale para cães pequenos! Não importa o tamanho do cão, TODOS OS CÃES para que sejam mais equilibrados e apresentem mais comportamentos desejáveis precisam ter as suas necessidades atendidas.

Cães precisam de interação, de gasto de energia adequada, isso quer dizer que não é só o gasto de energia física que importa, mas o gasto de energia mental também.

Há pouco tempo, durante a pandemia, vivenciamos dias e dias dentro de um espaço, sem nenhuma interação com o ambiente externo, sem novas distrações e descobertas. E foi enlouquecedor.

Imagina pros cães que passam uma vida saindo de casa apenas uma a duas vezes na semana ou até mesmo sem sair. Uma verdadeira prisão domiciliar.

Crie uma rotina de passeios com seu cão, explore lugares novos, deixe-o ter contato com a natureza, permita que ele interaja com o ambiente – isso vai melhorar a qualidade de vida do seu cão.

Caso ele apresente alguma questão como medo, reatividade, trauma, se for preciso, busque a ajuda de um profissional em comportamento canino para ajudá-lo nesse processo, mas certifique-se de que seu cão realmente tem a vida que ele precisa e merece, de acordo com as necessidades da sua espécie!