WhatsApp restringe compartilhamento de mensagens para 5 pessoas

Antes, era possível repassar mensagens para até 20 contatos ou grupos de uma vez só.

O WhatsApp começou a restringir o compartilhamento de mensagens para, no máximo, cinco pessoas. Antes, era possível repassar mensagens para até 20 contatos ou grupos de uma vez só. Conforme o Tecnoblog aponta, a mudança não chegou a ser anunciada oficialmente, mas usuários estão recebendo essa atualização paulatinamente em seus celulares desde dezembro do ano passado.

Recentemente, o WhatsApp se tornou o aplicativo mais baixado no Brasil e teve um papel importante nas eleições de 2018 — o que desencadeou uma série de discussões e críticas sobre a forma de funcionamento do mensageiro.

Antes mesmo das eleições do ano passado, o TSE sugeriu que WhatsApp reduzisse o limite de compartilhamentos para cinco por vez — assim como aconteceu na Índia, outro país com um grave problema de fake news. Os executivos da empresa, entretanto, optaram por não adotar as mudanças e desviaram do tema com uma justificativa técnica, que manteve os 20 compartilhamentos por vez.

A mudança atrapalha na hora de compartilhar aquela mensagem de “Bom Dia” para dezenas de contatos (o que pode ser bom!), mas ajuda a conter a disseminação de notícias falsas. Na Índia, o problema com as fake news são ainda maiores do que o brasileiro: lá, dezenas de pessoas foram linchadas depois de serem falsamente acusados de sequestrar crianças. A redução no limite de compartilhamentos foi implementada por lá em junho de 2018.

Fonte: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/whatsapp-restringe-compartilhamento-de-mensagens-para-5-pessoas/