‘Maria da Penha Virtual’: aplicativo que permite solicitação de medidas protetivas online é disponibilizado em Bayeux e Cabedelo

Maria da Penha Virtual foi lançado em 2020. O aplicativo está disponível em seis cidades da Paraíba.

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) lançou, nesta sexta-feira (8), o aplicativo ‘Maria da Penha Virtual’ nas comarcas de Cabedelo e Bayeux, localizadas na Região Metropolitana de João Pessoa. A ferramenta permite que mulheres possam solicitar medidas protetivas sem sair de casa, utilizando apenas a internet. 

As medidas protetivas garantem proteção para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A ferramenta jurídica afasta o agressor do lar e proíbe contato com a vítima, dentre outras medidas previstas na Lei Maria da Penha. 

A plataforma já está em funcionamento em João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Santa Rita. O Maria da Penha Virtual’ pode ser acessado pelo smartphone, desktop, tablet ou outro dispositivo similar conectado à Internet.

Leia mais

A tecnologia foi criada pela startup Direito Ágil e implantada em convênio com o Tribunal de Justiça da Paraíba. 

Guia ‘Ela Protegida’

O judiciário da Paraíba também lançou oficialmente o guia ‘Ela Protegida’, idealizado pela startup Direito Ágil e apoiado pelo Instituto Mary Kay. O guia digital foi criado para levar informação de utilidade pública sobre direitos das mulheres, meios de denúncia e formas de se proteger em casos de violência. 

Com uma linguagem mais simples e direta, sem o “juridiquês”, a iniciativa recebeu a colaboração de advogadas e psicólogas especializadas em Direito das Mulheres. 

De acordo com a startup, o guia explica conteúdos importantes sobre como quais documentos que a vítima deve apresentar na delegacia, como reconhecer a violência doméstica, como se proteger quando o agressor é afastado da residência e um passo a passo de um plano de fuga em caso de violência doméstica. 

O Guia ElaProtegida pode ser através do site oficial ou no aplicativo ‘Maria da Penha Virtual’.