Evento oferece 101 vagas de emprego e estágio em Tecnologia da Informação

Serão oferecidas por empresas da Paraíba 101 vagas de estágio e emprego a estudantes e profissionais da área. Evento é totalmente gratuito.

Da Ascom/Unipê

Pela primeira vez, estudantes da área de Computação e Tecnologia da Informação (TI) e empresas paraibanas vão se encontrar em um evento para discutir emprego e estágios neste segmento. Nos próximos dias 21 e 22 de setembro, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) sediará o “ITJOB: Feira de Empregos & Estágios em TI – 101 oportunidades para você”.

Esta será uma oportunidade de empresas do Estado descobrirem talentos paraibanos e contratá-los, ao invés de perdê-los para os grandes centros do Sul do País. O diferecial é que, durante o evento, serão oferecidas por empresas da Paraíba 101 vagas de estágio e emprego a estudantes e profissionais da área. O evento é totalmente gratuito. É realizado pelo Sebrae, Farol Digital e Unipê, com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (Iel).

A Feira de Empregos & Estágios em TI acontecerá no Espaço Cultural do Unipê, no campus universitário do bairro de Água Fria. Para participar, alunos e empresários devem se inscrever, gratuitamente, no site do Farol Digital (www.faroldigital.org.br) e informar o interesse no evento. No ITJOB, os participantes encontrarão um ambiente aberto, onde empresários paraibanos colocarão que tipo de profissionais de TI estão buscando e sentarão com os estudantes de todas as universidades do Estado para apresentar 101 oportunidades de emprego e estágio.

Visitas a 200 empresas da PB

Equipes do Farol Digital estão visitando empresas paraibanas para identificar as 101 vagas a serem oferecidas aos alunos de universidades da Paraíba. Após serem identificadas as vagas, estas serão cruzadas com os interesses e currículos dos alunos para que sejam agendadas rodadas de negociação entre empresas e estudantes de TI. Como resultado, espera-se fazer com que os talentos locais permaneçam na Paraíba e ajudem no crescimento sustentado do Estado.

Segundo o coordenador geral de Computação do Unipê, Luiz Mauricio Martins, um evento desse tipo nunca aconteceu na Paraíba, onde empresários, estudantes e profissionais estarão frente a frente, discutindo vagas de estágio e empregos.

“Na primeira semana de visita às empresas, 40% das 101 vagas esperadas para o evento já foram garantidas, o que mostra que há oferta de vagas no mercado. Serão visitadas 200 empresas que desenvolvem alguma atividade de TI, são especializadas na área, usuárias de tecnologia ou estejam interessadas em se beneficiar dessas tecnologais, para identificar quais as demandas por profissionais e estagiários”, observou.

Luiz Mauricio explicou que depois que o Sebrae identificar as necessidades das empresas, as ofertas de vagas serão disponibilizadas no site do Farol Digital (www.faroldigital.org.br), para que os alunos possam se inscrever no evento e se candidatar à seleção das vagas, que ocorrerá durante os dois dias do evento.

Palestras

Além das oportunidades de emprego e estágio, o evento contará com palestrantes especialistas na área de recursos humanos, depoimentos de profissionais de TI, workshop para elaboração de currículos, ambiente para falar diretamente com as empresas, telecentro e muitas surpresas aos participantes. “Os profissionais falarão sobre tendências de mercado na área de Recursos Humanos e outras questões, como workshop, para ensinar como elaborar currículos”, ressaltou o professor Luiz Mauricio.

Ele lembrou que o objetivo do evento é localizar no mercado paraibano 101 oportunidades de empregos e estágios e oferecê-las a estudantes universitários e ex-alunos, em rodadas de negócios durante a Feira, onde os estudantes poderão ter contato direto com profissionais e empresários. “A gente espera que o aluno comece o evento preparando o seu currículo e termine com um estágio ou emprego na mão. Um diferencial é que as universidades estarão apoiando os empresários no processo de seleção”, concluiu Luiz Mauricio. Mais informações podem ser obtidas no site www.faroldigital.org.br.