Concurso da Defensoria Pública da PB tem provas aplicadas neste domingo (1º)

Certame disponibiliza 20 vagas para defensor público.

Foto: Divulgação/DPE

Neste domingo (1º), serão aplicadas as provas objetivas do concurso público da Defensoria Pública Estadual da Paraíba (DPE-PB). A prova será realizada em João Pessoa, distribuída em seis locais pela capital paraibana, para mais de 6,4 mil candidatos, incluindo indígenas, quilombolas e originados de comunidades tradicionais. Estão sendo ofertadas 20 vagas, mais formação de cadastro reserva.

Os portões dos locais de aplicação da prova são abertos às 8h e fecham uma hora depois, às 9h, horário local. A prova terá duração de 5 horas e permanência mínima de 3 horas. Os candidatos podem acessar o cartão de inscrição para conferir o local de prova onde irá realizar a prova no site da organizadora do certame.

Ao todo, foram 6.463 inscrições para o certame, com 20 vagas para o cargo de defensor público. Por isso, 323,15 candidatos disputam uma oportunidade. Os salários ultrapassam os R$ 12,2 mil. 

Os candidatos terão cinco horas para fazer a prova escrita objetiva, composta de 100 questões de múltipla escolha. O conteúdo pedagógico que será cobrado na prova, de acordo com o edital, prevê questões das seguintes disciplinas: direito civil e consumidor, direito processual civil, tutela coletiva, princípios institucionais da defensoria pública, direito penal, direito processual penal, execução penal, criminologia, direito constitucional, direito administrativo, direito da criança e do adolescente, direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade, sociologia jurídica, filosofia jurídica e história da Paraíba. 

No dia da realização da prova, os candidatos devem apresentar o cartão informativo disponível no site da organizadora do certame, além da carteira de identidade com foto, ou algum documento que o identifique e caneta esferográfica transparente (tinta preta ou azul), conforme o edital.

O gabarito da prova objetiva será divulgado na segunda-feira (2), a partir das 17h, e o resultado preliminar do desempenho dos candidatos na aplicação da prova objetiva será divulgado em 6 de junho.

Segundo o cronograma, a publicação do resultado final do concurso público está previsto para ser divulgado em 24 de fevereiro de 2023.

Locais de aplicação das provas do concurso público da DPE-PB:

  • UNIPÊ – Rod. BR 230 km 22
  • FPB – Av. Monsenhor Walfredo Leal, 512, Tambiá
  • FACENE – Av. Frei Galvão,  12, Gramame
  • COLÉGIO SÉCULO

Unidade 1: Rua Radialista Antônio Assunção de Jesus, 89, Jardim Cidade Universitária

Unidade 2:Rua Walfredo Macedo Brandão, 385, Jardim Cidade Universitária

  • COLÉGIO META – Rua Maria Rosa Jacinto, 71, Bessa