icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Academia Paraibana de Cinema diploma três membros

Wills Leal, presidente da associação, diplomou o diretor Wladimir Carvalho e os artistas Luiz Carlos Vasconcelos e Marcélia Cartaxo.

Publicado em 04/05/2009 às 10:38 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:40

Karoline Zilah

A Academia Paraibana de Cinema aproveitou a terceira noite do Cineport para reunir seus integrantes, anunciar novidades e diplomar mais três membros, além de prestar homenagens.

Representada pelo seu presidente, o escritor, turismólogo, amante e incentivador do cinema, Wills Leal, a associação lançou o seu prêmio de cinema, que irá prestigiar filmes locais e nacionais concorrentes em sete categorias. De acordo com Wills, a entrega dos troféus deve acontecer no dia 28 de dezembro, Dia Mundial do Cinema.

Em um segundo momento do encontro, o presidente aproveitou para divulgar publicações produzidas pela Academia em parceria com o Sebrae. A primeira, uma agenda do cinema paraibano, onde estão datados eventos previstos para o ano de 2009, dados sobre políticas de incentivo à cultura, festivais e até endereços de instituições e empresas ligadas à produção cinematográfica no Estado.

Como o objetivo da associação é preservar a memória da sétima arte na Paraíba, uma outra novidade é o livro-catálogo com informações sobre a vida e a obra dos patronos das 50 cadeiras da Academia, além de dados biográficos sobre os demais integrantes, todos paraibanos que têm vivência com a cinematografia ou produzam obras utilizando a imagem em movimento.

Para finalizar a reunião da Academia de Cinema, Wills Leal homenageou a produtora cultural Mônica Botelho, pela iniciativa de ter trazido o Cineport à Paraíba, e entregou diplomas de novos membros aos atores Luiz Carlos Vasconcelos ("Carandiru", "Romance do Vaqueiro Voador") e Marcélia Cartaxo ("A Hora da Estrela" e "Tempo de Ira") e ao diretor Wladimir Carvalho ("Cabra Marcado para Morrer").

Este último, em seus agradecimentos, registrou que a Paraíba, apesar de não ter um cinema poderoso economicamente, resiste à falta de recursos pelo sentimento forte daqueles que o fazem.

Tributo

Uma lembrança triste também teve espaço no evento: um breve tributo a Creusa Pires, que morreu neste domingo (3) aos 81 anos após cirurgia para a retirada de um tumor.

"Uma mulher pobre que chegou ao ponto máximo da sociedade, mas não deixou de usar aquele vestido feito praticamente de chita. É uma personagem que jamais se repetirá na sociedade paraibana", testemunhou Wills Leal sobre a mulher que foi símbolo da cultura para os idosos à frente do bloco carnavalesco da Melhor Idade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp